Philips inova ao oferecer conexão banda larga por meio da luz

Por Ares Saturno | 26 de Março de 2018 às 07h50
Tudo sobre

Philips

A Philips é uma empresa de tradição quando o assunto é iluminação, e agora ela está inovando na forma de oferecer conexão banda larga por meio da emissão de luz com o projeto Li-Fi.

Em substituição às usuais ondas de rádio, para conseguir a conexão Li-Fi basta que as luminárias do local estejam conectadas à ethernet e integrem um modem capaz de modular os pulsos luminosos. Nos aparelhos, um dispositivo deve interpretar o sinal de luz e transformá-lo em dados que possam ser transmitidos e recebidos.

Uma das maiores vantagens é que o Li-Fi não apresenta as limitações do Wi-Fi em relação aos obstáculos geralmente encontrados em ambientes corporativos e residenciais, como paredes e mobiliário. Além disso, é uma alternativa viável em casos onde as ondas de rádio não devem ser utilizadas por possibilidade de interferências, como em viagens aéreas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outro diferencial seria um maior controle de segurança, uma vez que as ondas do Wi-Fi ultrapassam paredes sólidas e podem ser interceptadas por pessoas não autorizadas. No Li-Fi, entretanto, o malfeitor deverá estar exposto à fonte luminosa, o que diminui as probabilidades de ser atacado por desconhecidos.

Já estão disponíveis para o mercado as soluções Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace, ambas voltadas para ambientes corporativos.

Fonte: Tekgenius

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.