Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo promete melhorar em 30% consumo e vida útil de baterias de celulares

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2022 às 12h46

Link copiado!

David Ballew/Unsplash
David Ballew/Unsplash

Pesquisadores da Universidade de Essex, na Inglaterra, criam um aplicativo que promete aumentar a vida útil da bateria do celular em até 30%. O EOptomizer, como foi chamado, será demonstrado a profissionais da área e representantes de grandes fabricantes de aparelhos como Nokia e Huawei na próxima semana.

O software utiliza uma inteligência artificial própria para otimizar o desempenho do chip, a geração de calor e a eficiência do dispositivo. O trabalho é resultado de um grupo de ex-funcionários de Samsung, Microsoft e HCL Technologies liderado pelo professor Amit Singh, da Escola de Ciência da Computação e Engenharia Eletrônica de Essex.

Continua após a publicidade

Além de otimizar baterias, o EOptomizer promete reduzir o consumo de energia elétrica, já que necessita de menos quilowatts para carregar os aparelhos. A expectativa é que o app ajude o setor de telefonia de modo geral, inclusive na redução das emissões de carbono e no aumento da durabilidade dos celulares.

Outro uso previsto é no segmento de tablets, carros, geladeiras inteligentes e baterias de notebooks. Na prática, qualquer dispositivo que possua bateria interna (e elevado consumo devido a displays iluminados) pode se beneficiar, já que a premissa é expandir a vida útil dos tanques de energia.

A IA percebe a mudança na taxa de atualização das telas do app em uso e tenta encontrar a automaticamente a melhor frequência operacional dos processadores de CPU e GPU — um balanço necessário para reduzir a temperatura do dispositivo sem comprometer tanto o desempenho. Desta forma, o aparelho gastaria bem menos energia quando você estiver lendo um PDF do que ao executar um game com gráficos de última geração.

Revolução para as baterias?

Continua após a publicidade

O EOptomizer será oficialmente apresentado ao mundo no Robinson College, em Cambridge, em evento marcado para o próximo dia 11 de julho. Os pesquisadores dizem estar muito animados para mostrar o resultado do trabalho para algumas das maiores empresas do mundo.

"Esperamos que este aplicativo ajude a melhorar a vida de todos, economize dinheiro e ajude a salvar o meio ambiente. Este será o primeiro passo no que esperamos ser uma jornada que verá nosso aplicativo nas mãos de consumidores em todo o mundo", explicou Singh.

Com a expectativa de 50 bilhões de dispositivos até 2025, o EOptomizer tem um potencial imenso para ajudar na melhoria das baterias do planeta. A dúvida é se um app seria capaz de otimizar o uso de energia por celulares, já que nem dispositivos de hardware conseguiram fazer isso com tanta eficácia. A resposta deve vir após o evento da próxima semana.

Fonte: Universidade de Essex