Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple armazena dados do iCloud na nuvem da Google, mas garante privacidade

Por| 26 de Fevereiro de 2018 às 19h10

Link copiado!

Apple armazena dados do iCloud na nuvem da Google, mas garante privacidade
Apple armazena dados do iCloud na nuvem da Google, mas garante privacidade
Tudo sobre Google

A Apple agora utiliza os serviços de armazenamento do Google Coud para o seu iCoud. É o que indica o Guia de Segurança do iOS, o documento que a empresa usa para explicar quais são as medidas adotadas para garantir a privacidade e a segurança dos usuários e de seus dados.

A Maçã também usa o serviço da Amazon S3 (Simple Storage Service). Até recentemente, dividia seus negócios com o Microsoft Azure, mas o guia indica que a empresa de Bill Gates foi substituída pelo serviço da Google. Essa era uma tendência já planejada em 2016 e que se tornou definitiva em janeiro passado.

No Google Cloud, são armazenados dados como contatos, entradas de calendário, fotos, vídeos, documentos e outros itens salvos no iCloud. A Apple garante que a Google não tem como acessar essas informações e que todo o backup feito pelo usuário segue devidamente protegido.

Criptografia

Continua após a publicidade

Segundo a Apple, os dados são criptografados e divididos pelo iCloud. As chaves e os metadados ficam armazenados na conta iCloud do usuário, enquantos os itens criptografados ficam no S3 e Google Cloud, sem identificação do usuário.

Dessa forma, caso a Google tente acessar os dados salvos na sua plataforma, só veria informações criptografadas, sem condições de decifrá-las e ligá-las a um determinado usuário. Além disso, os dados de um mesmo usuário podem estar espalhados nos dois serviços utilizados pela Apple.

O Google Cloud é utilizado também por empresas como PayPal, Snapchat e Spotify. Esse serviço rende à empresa cerca de US$ 1 bilhão por trimestre. Como comparação, o Amazon S3 gerou receita de US$ 5,11 bilhões no último trimestre de 2017.

Fonte: 9to5Mac