Windows 11 remove compatibilidade de CPUs Intel Core de 8ª a 10ª gerações
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft retirou os processadores Intel Core de 8ª, 9ª e 10ª gerações da lista de suporte ao Windows 11 24H2. A lista, na verdade, é voltada para OEMs, ou seja, fabricantes de PCs (ou notebooks) que lançam um produto com tais processadores embarcados, mas pode valer também para o consumidor, algo ainda não confirmado.
Na lista de suporte para a versão 23H2 do Windows 11, ainda vemos as gerações citadas listadas. Não foi anunciado um motivo específico para a remoção desses processadores da lista de compatibilidade do sistema. Do lado da AMD, a única alteração feita foi a adição dos Ryzen 8000. Lembrando que as três gerações dos CPUs Intel Core em questão já são do período pós-Ryzen no mercado.
CPUs futuros serão suportadas automaticamente
E falando no Time Vermelho, as séries Ryzen 9000 para desktop e Ryzen AI 300 para notebooks ainda não foram adicionados na lista. Porém a própria Microsoft diz que "as gerações subsequentes e futuras de processadores que atendem aos mesmos princípios serão consideradas compatíveis, mesmo que não estejam explicitamente listadas".
Ainda não está claro se a retirada da 8ª, 9ª e 10ª gerações de Intel Core da lista de compatibilidade com o Windows 11 24H2 também vai afetar o consumidor com seu PC já montado com essas CPUs. Caso isso seja positivo, significa que usuários com esses processadores que queiram migrar para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft podem ser impedidos de fazer a atualização.
Por enquanto, só nos resta esperar por mais esclarecimentos por parte da Microsoft sobre o assunto. A empresa mesmo já caiu em controvérsia com essa história toda de compatibilidade de processadores com o Windows 11.
Veja mais do CTUP: