Publicidade

Windows 11 receberá recurso que aumenta duração da bateria de notebooks

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

As fabricantes de chip têm investido pesado em eficiência energética. Mas esse é um esforço que deve existir a nível de software também, mais especificamente no sistema operacional. Ao que tudo indica, a Microsoft está trabalhando em otimizações para o Windows 11, trazendo um recurso que reduz o uso da CPU, caso o usuário não esteja interagindo com o notebook, aumentando a duração da bateria.

A publicação oficial diz que o novo recurso não funciona com IA, como tem acontecido em muitos Copilot+ PCs, que contam com aplicações que ajudam na economia da bateria através de inteligência artificial. O recurso é referenciado como "Gerenciamento de energia da CPU baseado em interação com o usuário", algo aplicado ao sistema operacional.

Como funciona o novo recurso do Windows 11?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso significa que se não existir nenhuma entrada de comando pelo usuário, seja através do mouse, teclado ou touchpad do notebook, o Windows 11 ativará o recurso, que reduzirá o uso do processador, o componente que mais consome energia (se o notebook não tiver uma GPU dedicada).

Essa economia de bateria acontece com a diminuição das frequências e tensão do processador, além de deixá-lo mais tempo em modos similares ao hibernar, mas sem deixar o notebook suspenso. A partir do momento que o Windows 11 percebe comandos por parte do usuário, o modo é suspenso e a CPU volta a operar normalmente. Além disso, caso um vídeo esteja em reprodução sem nenhum input, o recurso não entra em ação.

O auxílio é bem-vindo principalmente para notebooks que não são equipados com os processadores mais recentes da AMD, Intel e Qualcomm, que oferecem grande duração de bateria por conta da eficiência energética. E, claro, podem deixar os Copilot+ PCs com duração de bateria ainda maior. A atualização ainda não tem data para chegar.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Microsoft

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*