Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wi-Fi 6 e 5G: saiba os benefícios dos celulares com as redes de alta velocidade

Por Redação | 26 de Abril de 2022 às 09h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

O mundo passa por grandes transformações, presenciando o crescimento do home office e das comunicações à distância, além dos serviços de streaming de vídeos e jogos, e agora mais do que nunca depende de redes de alta velocidade. É diante desse cenário que tecnologias como o 5G e as redes Wi-Fi 6 e 6E assumem um papel importante, por garantir conexões mais rápidas e estáveis, garantindo que as demandas do “novo normal” e do futuro pós-pandemia sejam atendidas.

O que são o Wi-Fi 6 e 6E?

Baseado no padrão 802.11ax, o Wi-Fi 6 é a sexta geração da rede local sem fio, que não apenas traz maiores velocidades, como também emprega diversas otimizações para evitar interferências, suportar maior número de usuários, aumentar a capacidade, diminuir latência e reduzir o consumo de bateria dos dispositivos conectados.

A tecnologia pode trabalhar em conjunto com o 5G para garantir a máxima qualidade de conexão independente de onde o usuário esteja, e conta ainda com a versão Wi-Fi 6E, que tira proveito do espectro da banda de 6 GHz para ampliar a capacidade das redes e fornecer velocidades ainda mais altas.

Wi-Fi 6 e 6E vs Wi-Fi 5: o que muda?

As redes Wi-Fi de sexta geração trazem algumas mudanças importantes para atingir o objetivo de oferecer melhores velocidades e maior estabilidade. A primeira delas está na maneira como o envio de pacotes são feitos: até o Wi-Fi 5 (802.11ac), cada pacote era dedicado a um único dispositivo destino, utilizando a tecnologia chamada OFDM. Mesmo quando esses pacotes são pequenos, a exclusividade era mantida.

Com a estreia do Wi-Fi 6, foi adotada uma nova tecnologia, a OFDMA. Com ela, o mesmo pacote pode transportar dados para múltiplos dispositivos, minimizando assim o desperdício da largura de banda e permitindo reduzir a latência. Outra novidade é a programação de tráfego, para impedir que o envio e recebimento de dados em ambientes com múltiplos aparelhos conectados acabe congestionado.

Ainda pensando em evitar os congestionamentos, o Wi-Fi de sexta geração utiliza a tecnologia MU-MIMO (Multi User MIMO, Multiple Input, Multiple Output) também no sentido uplink. Isso permite que estações que geram muito tráfego possam transmitir de forma simultânea ao roteador, ampliando a capacidade da rede. Vale ressaltar que a operação de MU-MIMO requer que a ordem MIMO do roteador seja superior à ordem MIMO das estações, por exemplo, roteador 4x4 ou 8x8 com estações 2x2.

Quais são os benefícios?

O Wi-Fi 6 opera em todas as bandas do espectro, incluindo 2,4 GHz e 5 GHz, e entrega capacidade de rede até 4 vezes maior em comparação ao Wi-Fi 5, suportando velocidades de até 9,6 Gbps, contra um limite de 6,9 Gbps da geração anterior. Ao mesmo tempo, as redes de sexta geração reduzem o consumo energético, são mais estáveis e suportam um número maior de dispositivos.

O Wi-Fi 6E, em especial, garante o mínimo possível de interferência por também ter acesso à banda de 6 GHz, contando assim com um número de canais mais de 2 vezes maior que o oferecido pela banda de 5 GHz, incluindo 7 canais de 160 MHz, que transmitem mais informação, com maior velocidade. Há também muitos benefícios para o uso em redes empresariais ou públicas, como em aeroportos ou shopping centers, pois a disponibilidade de 7 canais de 160MHz permite a cobertura usando essa largura de banda, possibilitando construir redes de alta capacidade, tipicamente 4 vezes mais do que apenas com a banda de 5GHz..

Bandas/Canais20 MHz40 MHz80 MHz160 MHz
2,4 GHz3100
5 GHz251262
6 GHz5829147

A Qualcomm participou ativamente no desenvolvimento do Wi-Fi 6 e 6E, e mantém o foco de oferecer soluções que entreguem a melhor experiência de conexão, desde a rede até o cliente. Para os consumidores, a companhia se faz presente nos smartphones equipados com chipsets e modems Snapdragon.

As redes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E já estão disponíveis no Brasil — confira alguns dos celulares com Snapdragon que já oferecem os benefícios dos padrões de alta velocidade:

Wi-Fi 6E

Wi-Fi 6

Qualcomm também lidera avanços do 5G

Fortemente presente também no desenvolvimento do 5G, a Qualcomm trabalha há anos para garantir as maiores velocidades, a menor latência e alta estabilidade aos usuários com as redes móveis de quinta geração. A empresa já desenvolveu soluções capazes de tirar o máximo proveito dos sinais 5G sub-6 GHz e mmWave, e foi a primeira a lançar um modem a atingir taxas de transferência inéditas de 10 Gbps, o Snapdragon X65.

Operando em conjunto com o Wi-Fi 6 e 6E, as redes 5G não apenas beneficiarão os usuários, como também estabelecerão novos horizontes para Realidade Estendida (XR), a integração de inúmeros dispositivos inteligentes através da Internet das Coisas (IoT), o estabelecimento de fábricas mais inteligentes com redes 5G privativas, e possibilitarão o avanço dos carros autônomos, entre diversos outros benefícios.

E, claro, você pode comprar os melhores modelos com 5G e Wi-Fi 6 no Magalu.