Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DisplayPort 2.0 ganha certificação e cabos com suporte a telas 4K a 240 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Março de 2022 às 12h51

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech

A Video Electronics Standards Association (VESA), associação responsável por gerenciar os padrões de conexões e exibição de vídeo, anunciou nesta semana o lançamento de um programa de certificação para produtos baseados no DisplayPort 2.0, mais recente protocolo para conexões de vídeo em computadores e outros dispositivos capaz de atender telas com resolução 16K com HDR e compressão, ou 10K com HDR sem compressão.

O grupo também aproveitou a oportunidade para revelar duas novas certificações para cabos compatíveis com o protocolo DisplayPort 2.0, garantindo que os acessórios entreguem a capacidade máxima da conexão.

DisplayPort 2.0 ganha programa de certificação

Continua após a publicidade

A primeira novidade anunciada é o programa de certificação DisplayPort UHBR (Ultra-high Bit Rate), em que dispositivos emissores de sinal de vídeo, displays e cabos serão avaliados e então certificados caso sejam capazes de atender aos requerimentos do DisplayPort 2.0 — o protocolo triplica a largura de banda da versão anterior, atingindo transferência de dados de 80 Gbps e possibilitando a reprodução de conteúdo em até 16K HDR com compressão (DSC).

As fabricantes já podem enviar produtos para centros autorizados de testes e, segundo a VESA, múltiplos aparelhos e telas já estão sob análise, devendo receber uma certificação preliminar em breve, ainda que um prazo mais específico não tenha sido anunciado.

Alguns dos usos esperados pela associação para os dispositivos e acessórios certificados incluem reprodução de conteúdo sem compressão em um monitor 8K a 60Hz com HDR e 4K a 240Hz com HDR, dois monitores em 4K a 120Hz com HDR, ou ainda quatro monitores 4K a 60Hz com HDR através de um único cabo

Continua após a publicidade

Cabos DP40 e DP80 suportarão telas 4K HDR a 240 Hz

Ainda no programa de certificação, a VESA anunciou duas novas certificações para garantir que os cabos entreguem a largura de banda máxima oferecida pelo DisplayPort 2.0 — os cabos DP40 e DP80, divididos em três taxas de conexão diferentes: UHBR10, UHBR20 e UHBR13,5.

Cabos certificados DP40 deverão suportar a UHBR10, com taxa de 10 Gbps, e operar com quatro pistas de transmissão, oferecendo assim taxa de transferência total de 40 Gbps. Já os cabos DP80, mais robustos, serão obrigados a atender a UHBR20, de 20 Gbps, também operando em quatro pistas para atingir taxa total de 80 Gbps. Fora isso, a certificação DP80 também deve ser compatível com UHBR13,5, de 13,5 Gbps, que oferecerá taxas de 54 Gbps em quatro pistas.

Continua após a publicidade

Os cabos DP40 e DP80 já estão disponíveis nos formatos tradicional e Mini DisplayPort, oferecidos por marcas como Accell, BizLink, e WIZEN, sendo totalmente retrocompatíveis com gerações passadas do protocolo.

Para o DisplayPort Alt Mode, o método de conexão através de portas USB-C, os cabos encontrados no mercado já suportam as altas taxas de transferência da certificação UHBR, enquanto conversores de USB-C para DisplayPort compatíveis com a UHBR serão lançados em breve.

Fonte: VESA, XDA Developers