Valve nega novo Steam Deck ou console com GPU AMD RDNA 4
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Depois de especulações sobre um novo console da Valve, um desenvolvedor do estúdio deixou claro nesta quinta-feira (6) claro que esse não é o caso. Em uma publicação na rede social BluSky, Pierre-Loup esclareceu que a biblioteca de instruções Mesa Vulkan já está preparada para a arquitetura RDNA 4 da AMD que equipa as Radeon RX 9000, o que acabou gerando os rumores.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vale a pena comprar um Steam Deck?
- Vale a pena comprar um Lenovo Legion GO?
Esse suporte à Mesa Vulkan já acontece desde a arquitetura AMD Vega. Seu esclarecimento é uma resposta ao site Gaming on Linux, que defendia motivos pelos quais a Valve não estava trabalhando em um novo console como muitos pensavam.
Depois que uma atualização da Valve mencionava as GPUs RDNA 4, muitos pensavam que a empresa estava trabalhando em um Steam Deck 2 ou mesmo em um novo Steam Machine, ou seja, um console de mesa. Claro, se a empresa de Gabe Newell realmente estivesse trabalhando em algo do tipo, não seria assim que o projeto seria conhecido.
Steam Deck 2 só com APU de nova geração
O Steam Deck é equipado com APU customizada com núcleos Zen 2 e gráficos RDNA 2, mesmas arquiteturas que equipam a séries Ryzen 3000 e Radeon RX 6000. Outros consoles portáteis que saíram depois, como o ASUS ROG Ally, Lenovo Legion Go, entre outros, oferecem hardware mais atual e mais forte.
Porém, a Valve não tem interesse em lançar um Steam Deck 2 enquanto eles não virem um avanço significativo em desempenho com as novas gerações. Não dá para negar que os processadores Strix Point da AMD, com núcleos Zen 5 e gráficos RDNA 3.5, oferecem desempenho consideravelmente maior que a APU no console portátil da Valve.
Veja mais do CTUP:
-
Dicas para aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen
- 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso