Publicidade

Valve confirma chegada do Steam Deck OS a outros portáteis

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Steam Deck

A Valve confirmou nesta quarta-feira (14) que está pronta para liberar o Steam Deck OS para dispositivos portáteis como o ASUS ROG Ally. Com isso, a companhia começa a cumprir o objetivo original de universalizar seu sistema operacional baseado em Linux para consoles e PCs.

O anúncio foi feito pelo designer da Valve, Lawrence Yang, em entrevista ao The Verge. Ao comentar algumas notas de atualização do SteamOS que mencionavam a adição de "suporte para teclas extras do ROG Ally", ele confirmou que o sistema está, de fato, chegando a outros dispositivos e plataformas.

"A nota sobre as teclas do ROG Ally tem a ver com o suporte do SteamOS a dispositivos terceiros. Seguimos trabalhando para adicionar suporte a outros aparelhos portáteis no SteamOS", confirmou Yang na entrevista.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar da afirmação do designer da Valve, isso não significa que já é possível instalar o SteamOS no ROG Ally, muito menos que o dispositivo sairá de fábrica com o sistema do Steam Deck. Segundo a ASUS, são vários os motivos para que isso não aconteça tão cedo — o maior deles uma parceria com a Microsoft, que dedicou toda uma equipe para validar o funcionamento do Windows no portátil.

A própria Valve admite que ainda não é o momento de isso acontecer. De acordo com o Yang, a companhia está fazendo "avanços constantes" na adaptação do SteamOS para dispositivos de outras marcas, mas "ele não está pronto para vir de fábrica" nesses aparelhos.

Além da possibilidade de equipar outros dispositivos com seu sistema operacional de fábrica, a Valve também vem trabalhando na possibilidade de instalar o Windows em dual-boot com o SteamOS no Steam Deck.

Sobre isso, Yang afirmou que a empresa ainda está trabalhando em alguns drivers do Windows para que eles funcionem no Steam Deck OLED, mas que não pode fornecer nenhuma previsão de quadno tudo vai estar pronto e funcionando.

Fonte: The Verge