Publicidade

Vale mais a pena comprar uma Radeon RX 7900 XT ou uma RX 9070?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

O mercado de hardware vive de ciclos, e a chegada da família RDNA 4 trouxe novas opções para o segmento intermediário premium. A Radeon RX 9070 chegou prometendo ser o novo sweetspot para 1440p, trazendo eficiência energética e recursos modernos. Do outro lado, temos a poderosa Radeon RX 7900 XT, uma placa de vídeo que nasceu no segmento high-end da geração passada e que, com o passar do tempo e queda de preços, invadiu a faixa intermediária de preço das placas mais novas.

Com a Black Friday 2025 chegando, a dúvida é legítima: vale mais a pena apostar na força bruta da geração anterior ou na eficiência e modernidade da nova placa intermediária?

O Canaltech analisa os detalhes para você não errar na compra.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Força RDNA 3 vs tecnologias RDNA 4

A RX 7900 XT foi construída para ser uma placa entusiasta, a segunda mais forte de seu lineup, e isso se reflete na sua força bruta. Mesmo três anos depois de seu lançamento, a GPU RDNA 3 high-end consegue encarar muitos jogos pesados em 4K nativamente, ou seja, sem upscaling e em rasterização. Já a RX 9070, com a nova arquitetura RDNA 4, se destaca em eficiência e evolução em tecnologias específicas.

Em 1440p, existe praticamente um empate técnico, com a placa nova levando vantagem (tímida) em títulos mais recentes que tiram proveito das otimizações de driver mais modernas. A GPU mais antiga não fica para trás, já que supera a mais nova em alguns títulos AAA lançados há poucos anos. Podemos considerar um empate técnico aqui, já que cada uma tem uma leve vantagem em diferentes jogos. Além disso, o banco de dados do TechPowerUp corrobora mostrando que a RX 7900 XT é 2% mais forte em média.

A grande virada mesmo acontece com ray tracing. A AMD finalmente corrigiu seu "calcanhar de Aquiles" com a arquitetura RDNA 4. Se você pretende jogar Cyberpunk 2077, Alan Wake 2 ou Black Myth: Wukong com iluminação realista, a RX 9070 entrega uma performance consideravelmente superior e mais estável que a antecessora, aproximando-se muito mais das rivais da NVIDIA nesse quesito.

Agora, precisamos citar um trunfo da RX 9070: o FSR 4. A suite de recursos que melhora a qualidade gráfica e desempenho usa IA, algo exclusivo das placas RX 9000. Com essa tecnologia na equação, a GPU mais moderna tem grande vantagem.

Critério de desempate: o preço

Se o desempenho é próximo em muitos cenários, o bolso é quem manda. A Radeon RX 7900 XT já está no mercado há três anos e, por ser um produto em fim de ciclo de vida, as lojas tendem a fazer queimas de estoque agressivas, derrubando os preços com mais frequência.

Continua após a publicidade

É possível encontrar a RX 7900 XT em promoções por cerca de R$ 4.300 em modelos da XFX, que sempre oferece as placas de vídeo do Time Vermelho mais baratas, independentemente do segmento. Porém existem lojas que cobram relativamente mais com outros modelos, algo que não vale a pena por conta dos preços da outra placa.

Já a RX 9070, mesmo disponível há alguns meses, ainda é novidade, mas já começou a ter quedas nos preços. Hoje, ela pode ser encontrada pelo mesmo valor da RX 7900 XT, com promoções em torno de R$ 4.200.

Ou seja, ainda existe um empate nesse critério de desempate. Abaixo, consideramos ainda outras questões que ajudam a tirar a dúvida sobre qual placa comprar.

Continua após a publicidade

O embate de VRAM

Aqui temos um diferencial importante que pode definir a longevidade da sua máquina. A veterana RX 7900 XT conta com 20 GB de memória de vídeo. Em uma era em que jogos mal otimizados e texturas em 4K devoram VRAM, ter essa "gordura" extra é uma segurança enorme.

A RX 9070 é equipada com 16 GB de VRAM. É uma quantidade excelente e o padrão ouro para 2025, suficiente para rodar tudo no Ultra em 1440p e muito bem ainda em 4K, mesmo considerand o ray tracing, que aumenta o uso de memória.

Continua após a publicidade

No entanto, se você também trabalha com edição de vídeo pesada, renderização 3D ou quer garantir que não terá problemas de texturas estourando a memória pelos próximos anos em resolução 4K, os 20 GB da placa antiga pesam muito a favor. É um caso onde a placa velha é mais parruda que a nova.

Outras considerações

Não podemos ignorar a eficiência energética e os recursos extras. A RX 9070 consome menos energia e esquenta menos para entregar o mesmo nível de quadros por segundo da irmã mais velha, que tem TDP de 300W (contra 220W da RX 9070) e exige fontes robustas e gabinetes bem ventilados.

Além disso, a arquitetura RDNA 4 traz suporte nativo a recursos de Inteligência Artificial que a AMD está implementando e melhorando constantemente. O destaque fica para o novo FSR 4, que utiliza hardware dedicado da nova geração para fazer o upscaling de imagem com qualidade superior. A RX 7900 XT continuará recebendo suporte via software, mas a tendência é que a nova placa envelheça melhor em termos de recursos visuais e tecnologias de IA.

Continua após a publicidade

Veja mais do CTUP: