Publicidade

Toshiba anuncia novos HDs de 18 TB para grandes necessidades de armazenamento

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Setembro de 2021 às 14h33

Link copiado!

Divulgação/Toshiba
Divulgação/Toshiba
Tudo sobre Toshiba

A Toshiba, marca japonesa de dispositivos eletrônicos, apresentou dois novos modelos de hard drives voltados para servidores ou usuários que precisam de bastante espaço para armazenamento. Os HDs trazem capacidade de 18 TB, e segundo a marca, apresentam melhorias na otimização do espaço utilizado.

A construção dos HDs traz unidades seladas a hélio e tecnologia de controle de fluxo da Toshiba, com gravação assistida por microondas magnéticas (FC-MAMR). Segundo a marca, foi possível aumentar a densidade do drive em até 12,5%, para cerca de 1,5 TB por polegada quadrada.

Continua após a publicidade

Toshiba N300

O modelo N300 — voltado para NAS (Network Attached Storage) com até oito drives — possui discos de 3,5 polegadas e interface SATA, e podem rodar a até 7200 RPM. O armazenamento é composto por nove unidades de alumínio de 2 TB, produzidads pela SDK.

A Toshiba não revelou outros números oficiais sobre a performance dos HDs, mas como eles possuem a mesma velocidade de rotação e densidade dos modelos MG09, é esperado algo em torno de 281 MB/s de taxa máxima de transferência. O produto ainda traz 512 MB de buffer, com um MTTF (Mean Time To Failure) de 1,2 milhão de horas, o que indica uma boa longevidade dos hard drives.

Toshiba X300

Continua após a publicidade

Já o modelo X300 é voltado para performance e pode atender às necessidades de gamers, designers gráficos, editores de vídeo e outros usuários que costumam armazenar arquivos grandes. A Toshiba indica que trouxe um novo mecanismo de estabilização para garantir maior confiabilidade operacional, e traz uma nova tecnologia de caching com alocação otimizada para aumentar a performance do HD. Os discos também possuem 3,5 polegadas, padrão SATA, 7200 RPM e 512 MB de buffer — porém, esse modelo traz metade do MTTF, com 600 mil horas.

Preço e disponibilidade 

A Toshiba não divulgou os preços sugeridos dos dois modelos de HDs, mas sabe-se que eles provavelmente estarão disponíveis para compra no último trimestre de 2021. O X300 e N300 possuirão dois e três anos de garantia, respectivamente.

Fonte: ZDNet