Teste mostra que thermal pads são mais eficientes que gel térmico da Gigabyte
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Gigabyte tem sido alvo de duras críticas desde a chegada das placas de vídeo GeForce RTX 50 e Radeon RX 9000 por conta do gel térmico mau aplicado e que vaza nesses modelos. Um criador de conteúdo do Bilibili mostrou que a simples troca do gel para thermal pads não só deixa a placa mais segura, como também derruba as temperaturas.
- Conheça os 6 principais problemas das GeForce RTX 50
- Radeon RX 9070: 4 novidades incríveis das novas GPUs da AMD
Em vídeo publicado no fórum chinês, um vendedor de thermal pads mostrou como fazer a troca do gel usado pela Gigabyte pelos adesivos térmicos nos módulos de memória e outros componentes. A Radeon RX 9070 XT usada como exemplo foi enviada por um cliente.
Eficiência dos thermal pads
Antes da troca, a VRAM registrava 85 graus com a GPU em 56 graus. Ao trocar o gel pelos thermal pads, as memórias passam a operar a 78 graus, ajudando a derrubar a temperatura do chip principal em 3 graus, já que os outros componentes ao redor ficaram mais frios, além da troca da pasta térmica na GPU.
No vídeo, o produtor de conteúdo explica a importância de ter pads com a espessura ideal para cada componente, como as memórias e Mosfets. Caso seja muito fino ou muito grosso, a eficiência na troca de calor cai e as temperaturas sobem.
Diferentes modelos de placas de vídeo da Gigabyte usam um gel térmico nos módulos de memória, substituindo os tradicionais thermal pads, que são um adesivo que faz a dissipação do calor desses componentes. Diversos usuários já relataram vazamentos desse composto químico usado pela fabricante.
A Gigabyte já se pronunciou sobre a situação, garantindo que o "gel foi projetado para garantir o contato ideal entre as superfícies irregulares dos componentes e é aplicado por meio de um processo totalmente automatizado para minimizar a variação humana em comparação com os thermal pads tradicionais". Mesmo assim, uma solução ainda não foi anunciada.
Veja mais do CTUP: