Snapdragon: smartphones equipados com a plataforma garantem máxima experiência

Snapdragon: smartphones equipados com a plataforma garantem máxima experiência

Por Redação | 19 de Abril de 2022 às 10h30 PUBLIEDITORIAL
Divulgação/Qualcomm

As tecnologias recentes estão trazendo inovações cada vez mais atrativas para o mercado de smartphones, principalmente agora com o avanço do 5G. Todo mundo quer aproveitar ao máximo a quinta geração de conectividade e os recursos do seu celular. Ou seja, na hora de escolher um novo dispositivo, os usuários devem prestar a atenção no seu processador: velocidade, qualidade de imagem, bom desempenho, avanços em Inteligência Artificial, versatilidade, mobilidade e boa duração de bateria são atributos essenciais para quem deseja ter um top de linha. As plataformas móveis Snapdragon, da Qualcomm, são desenhadas justamente para atender a esta demanda, impulsionando experiências móveis premium em todos os níveis.

O Snapdragon é projetado para oferecer um conjunto de recursos líder do setor, incluindo desempenho inigualável de câmera e som, experiências aprimoradas de IA, recursos de jogos que elevam a experiência do gamer ao nível de desktop, além de altíssima segurança.

A Qualcomm trabalha em estreita colaboração com uma ampla gama de fabricantes de smartphones, criando soluções personalizadas que utilizam a melhor tecnologia para garantir, por meio das plataformas Snapdragon, smartphones Android com bateria de longa duração, desempenho e sempre conectado com as tecnologias 5G e Wi-Fi 6/6E.

Snapdragon 8 Gen 1 te ajuda a tirar o melhor dos jogos (Imagem: Ivo/Canaltech)

Snapdragon 8 Gen 1: o chip dos novos Galaxy S22 e Edge 30 Pro

Lançado no final de 2021, o Snapdragon 8 Gen 1 é o processador mais atual e potente da Qualcomm, e já está presente em uma série de dispositivos premium ao redor do mundo. No Brasil, pode ser encontrado nos novos Samsung Galaxy S22 e Edge 30 Pro, recém-lançados no país.

O Snapdragon 8 Gen 1 representa uma nova era de tecnologia para smartphones premium, entregando inúmeras inovações em áreas como Inteligência Artificial, fotografia, jogos, conectividade e áudio. O processador se baseia nos recursos de seu antecessor, o Snapdragon 888+ 5G, para entregar desempenho de sobra para trabalhar, assistir a séries e filmes ou jogar títulos pesados – tudo a partir de um smartphone premium.

Especificamente no caso do Samsung Galaxy S22, o Snapdragon 8 Gen 1 marca o retorno ao mercado brasileiro dos dispositivos Samsung premium equipados com plataformas da Qualcomm, uma das mudanças mais solicitadas pelos usuários.

AI de 7ª geração democratiza a Inteligência Artificial, melhora fotos e reconhecimento facial

Com memória compartilhada 2x maior, e um acelerador de processamento Tensor 2x mais potente, o motor Qualcomm AI de 7ª geração proporciona desempenho de Inteligência Artificial 4x maior quando comparado à geração anterior, através de uma combinação avançada de hardware e software. Isso significa, entre outros fatores, que a AI do Snapdragon 8 Gen 1 aprimora os recursos das câmeras, com destaque para o efeito de desfoque de fundo, turbinado para entregar recortes mais precisos e desfoque mais natural às suas imagens.

O motor Qualcomm AI de 7ª geração traz até 4x mais performance de IA, possibilitando o processamento contínuo mais eficiente e turbinando recursos de câmera (Imagem: Qualcomm)

Os avanços alimentam o Qualcomm Sensing Hub de 3ª geração, com processamento contínuo de IA, que possibilita o acompanhamento de atividades físicas automaticamente e a integração com o Processador de Sinal de Imagem (ISP) para o reconhecimento facial sempre ativo, consumindo 70% menos energia que a geração anterior.

Faça vídeos com qualidade de cinema com Snapdragon Sight

O Snapdragon 8 Gen 1 também foi preparado para entregar uma experiência premium nas câmeras, resultando em fotos mais detalhadas e com cores e alcance dinâmico muito mais amplos. Além disso, o novo modo Mega Low Light garante que as câmeras dos celulares entreguem fotografias mais brilhantes, nítidas e coloridas mesmo durante a noite, ao registrar 30 imagens com exposições diferentes, 5x mais que a geração anterior, e mesclar as melhores partes em uma única foto.

Com o Snapdragon Sight, primeiro ISP do mundo para smartphones com capacidade de registrar imagens em formato RAW em 18-bit, o processador registra 4.096x mais dados de câmera que os antecessores, cujos arquivos eram limitados a 14-bit, entregando assim fotos mais detalhadas e com cores e alcance dinâmico muito mais amplos.

O Snapdragon Sight é o primeiro ISP para smartphones capaz de registrar imagens RAW em 18-bit, entregando fotos mais detalhadas e com cores e alcance dinâmico mais amplos (Imagem: Qualcomm)

O novo processador da Qualcomm também permite a captura de vídeos com qualidade cinematográfica em resolução 8K com HDR e possibilidade de registrar fotos de 64 MP simultaneamente.

Conexão de alta velocidade com 5G e Wi-Fi 6Ec

Trazendo sistema de conectividade móvel Qualcomm FastConnect 6900, o Snapdragon 8 Gen 1 está preparado para as redes do futuro, contando com Wi-Fi 6 e 6E e velocidades líderes de até 3,6 Gbps, enquanto o modem Snapdragon X65 dá à plataforma compatibilidade com as redes 5G mais velozes, com taxas de transferência inéditas de até 10 Gbps. O conjunto oferece ainda Bluetooth 5.2, uma das versões mais recentes da conexão sem fio com baixíssima latência.

Snapdragon Elite Gaming turbina seus jogos

A nova plataforma da Qualcomm é equipada com a 4ª geração do Snapdragon Elite Gaming, suíte de recursos destinados a proporcionar a experiência mais robusta em games - são mais de 50 novos recursos que turbinam a performance e a qualidade visual dos jogos.

Apoiada pela poderosa GPU Adreno 730, a suíte Snapdragon Elite Gaming de 4ª geração traz recursos como renderização volumétrica e suporte oficial à Unreal Engine 5 (Imagem: Qualcomm)

O destaque vai para a presença de renderização volumétrica, que adiciona muito mais realismo a elementos gráficos como neblina e fumaça, além do suporte oficial ao novo motor gráfico Unreal Engine 5, permitindo aos desenvolvedores de games aplicarem efeitos avançados de iluminação e sombra, bem como recursos de otimização para aumentar o desempenho e reduzir o consumo de energia.

Snapdragon Sound traz som com qualidade de CD para músicas e games

Com tecnologia Snapdragon Sound, o Snapdragon 8 Gen 1 oferece áudio de alta fidelidade, seja durante ligações, jogos ou reprodução de músicas, através do sistema de som dos smartphones ou de fones com e sem fio. O aptX Lossless, novo codec de áudio via Bluetooth, reproduz mídia sem perdas com qualidade de CD, enquanto o aptX Adaptive, oferece a menor latência e garantir a sincronização de som e vídeo, e tecnologia aptX Voice, com ampla largura de banda para manter a qualidade da voz em chamadas e gravações.

Com codec aptX Lossless, o Snapdragon 8 Gen 1 entrega som de alta fidelidade com qualidade de CD mesmo via Bluetooth, enquanto tecnologias como o aptX Voice garantem a qualidade da voz em gravações (Imagem: Qualcomm)

Pela primeira vez na linha Snapdragon, a plataforma oferece suporte a Bluetooth LE Audio, garantindo qualidade sonora com baixo consumo, além do sistema Qualcomm Aqstic, que possui cancelamento de eco e supressão de ruído baseados em IA e gravação de alta faixa dinâmica (HDR), para maximizar a qualidade sonora de registros de áudio.

E, claro, você encontra os melhores smartphones com processador Snapdragon no Magalu.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.