Snapdragon 855: Qualcomm revela mais detalhes sobre o seu novo SoC

Por Joyce Macedo | 05 de Dezembro de 2018 às 22h38
Tudo sobre

Qualcomm

Nesta terça-feira (05), durante o Snapdragon Tech Summit, que acontece em Maui, no Havaí, a Qualcomm revelou detalhes do seu mais novo SOC, o Snapdragon 855. A plataforma mobile é a primeira a suportar conexão 5G e chega acompanhada da promessa de marcar a entrada em uma nova década de revolução para os dispositivos móveis.

Com arquitetura de 7 nanômetros, o novo SOC combina GPU e CPU aprimoradas para oferecer um aumento na vida útil da bateria, melhoria na qualidade do áudio, vídeo, realidade estendida e games.

A OnePlus também subiu ao palco do evento para confirmar que vai ser a primeira empresa a lançar um smartphone equipado com o Snapdragon 855 em 2019, mas não deu muitos detalhes acerca do dispositivo ou uma data oficial de lançamento.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Conectividade e performance

No quesito conectividade, o Snapdragon 855 quer transformar a experiência do usuário com a ajuda do modem Snapdragon X50 5G, que suporta faixas sub-6 GHz e mmWave para atingir altas velocidades. A expectativa é de um desempenho até 20 vezes mais rápido do que a concorrência. No entanto, o novo processador também será compatível com o modem Snapdragon X24, proporcionando velocidades de até 2Gbps no 4G LTE.

Para melhorar a performance dos aparelhos, o Snapdragon 855 oferece a possibilidade de dedicar o hardware para diferentes tarefas que antes ficavam por conta do software. Os principais responsáveis pela mudança são a GPU Adreno 640 e a CPU Kryos 485. A primeira promete renderização de gráficos 20% mais rápida do que sua antecessora, enquanto a CPU tem um núcleo dedicado apenas à alta performance que é capaz de atingir 2,84 GHz, o que implica em um processamento mais rápido para os aplicativos mais usados e 45% mais velocidade do que o Snapdragon 845.

Processamento de aplicativos usados com frequência (Foto: Joyce Macedo / Canaltech)

Inteligência Artificial

O Snapdragon 855 é impulsionado pelo Qualcomm AI Engine de quarta geração, oferecendo a capacidade de realizar até 7 trilhões de operações por segundo e um aumento de três vezes na performance de Inteligência Artificial em relação ao Snapdragon 845. A Google também subiu ao palco para mostrar que o novo SOC ajuda a melhorar a performance do Google Lens no reconhecimento de textos, por exemplo.

Câmera

O novo processador de sinal de imagem (da sigla em inglês, ISP) inserido no Snapdragon 855 oferece mais velocidade e economia de bateria até quatro vezes maior. Também é possível fazer vídeos 4K HDR no Modo Retrato, com segmentação e recolocação de objetos em tempo real.

O suporte ao HDR10+ também é uma novidade no segmento, com alguma fabricante não identificada pela Qualcomm lançando um aparelho com o recurso já em 2019.

Novidades do Snapdragon 855 permitem incrementar câmeras nos Android (Foto: Joyce Macedo / Canaltech)

Entretenimento

A tecnologia oferecida pelo Snapdragon 855 e o 5G vai impactar algumas áreas importantes do entretenimento, incluindo jogos, filmes e realidade estendida. Para os gamers, a grande novidade fica por conta do Snapdragon Elite Gaming, uma experiência em HDR, com mais de 1 bilhão de cores, possibilidade de áudio cinematográfico e muito mais.

Também será possível assistir conteúdo em HDR10+ e ter experiências imersivas em realidade virtual com resolução 8K e com menos travamentos.

* A jornalista viajou para Maui a convite da Qualcomm.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.