Sandisk e SK hynix se unem para criar novo padrão de memória focado em IA
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

As gigantes da tecnologia Sandisk e SK hynix anunciaram uma parceria estratégica que promete revolucionar a forma como os computadores lidam com as imensas quantidades de dados exigidas por IA. As duas empresas trabalharão juntas para padronizar uma nova tecnologia de memória chamada "High-Bandwidth Flash" (HBF), já revelada anteriormente e eleita como a tecnologia mais inovadora no Future of Memory and Storage 2025.
Em termos simples, a IA precisa de dois recursos principais da memória: alta capacidade para armazenar modelos de linguagem gigantescos e alta velocidade para acessá-los rapidamente. Atualmente, a solução mais comum é a tecnologia HBM, usada no segmento de aceleradoras de IA para data centers, e que é extremamente rápida, mas cara e com capacidade limitada. É aqui que entra a nova proposta da HBF.
Memórias HBF podem oferecer até 16x mais capacidade que HBM
A tecnologia HBF combina o melhor de dois mundos. Ela utiliza a memória flash (semelhante à dos SSDs, que oferece grande capacidade de armazenamento a um custo menor) e a organiza em um formato "empilhado" inspirado na HBM, permitindo velocidades de acesso muito altas. O resultado é uma memória que pode oferecer de 8 a 16 vezes mais capacidade que a HBM, com um custo semelhante e velocidades comparáveis.
Essa abordagem pode resolver um dos maiores gargalos da IA: a falta de memória acessível e com grande capacidade. Com a HBF, será possível rodar modelos de IA muito mais complexos e caros de uma forma mais econômica, acelerando a inovação e tornando novas aplicações de IA uma realidade. Ao unirem forças, Sandisk e SK hynix pretendem criar um padrão para essa tecnologia, garantindo que ela seja amplamente adotada pela indústria.
"Ao colaborar com a SK hynix para definir a especificação High Bandwidth Flash, estamos atendendo à necessidade crítica de memória escalável na indústria de IA. Essa colaboração acelera a inovação e oferecerá à indústria novas ferramentas para lidar com as demandas exponenciais de dados das aplicações do futuro", disse Alper Ilkbahar, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia, e membro do Conselho Consultivo Técnico da HBFTM na Sandisk.
A Sandisk planeja ter as primeiras amostras da memória HBF na segunda metade de 2026, com os primeiros dispositivos de IA utilizando a tecnologia chegando ao mercado no início de 2027.
Veja mais do CTUP:
- SSD M.2 SATA ou NVMe: qual o melhor?
- O que é TRIM no SSD? | Como ativar e desativar
- Review Kingston NV3 | SSD de entrada com bom custo-benefício e desempenho sólido
Fonte: Sandisk