Samsung e SK hynix vão diminuir produção de SSDs em prol do lucro com memória
Por Raphael Giannotti |

Parece que o mercado de hardware decidiu testar a paciência (e o bolso) do consumidor em 2026. Memória RAM está virando um artigo de luxo, principalmente DDR5, e os SSDs estão seguindo o mesmo caminho, com um novo agravante agora: fabricantes como a Samsung e SK hynix estão realocando todos os seus esforços para a produção de DRAM, diminuindo a fabricação de NAND, principal chip dos SSDs.
Segundo informações do portal sul-coreano Chosun Biz, a Samsung planeja cortar sua produção de NAND em cerca de 4,5%, enquanto a SK Hynix deve ser ainda mais agressiva, com um corte de 10,5%.
Lucro com DRAM é maior do que com NAND
Pode parecer pouco, mas estamos falando de empresas que, juntas, dominam mais de 60% do mercado global. Quando elas diminuem o ritmo assim, o mundo todo sente. A justificativa interna é puramente financeira: fabricar DRAM (usada, principalmente, em memórias HBM para servidores) está dando muito mais dinheiro do que fabricar armazenamento para o consumidor final.
Tudo isso significa que menos SSDs serão produzidos, já que menos memória NAND serão fabricados. Com menos oferta no mercado, e com a demanda contínua como sempre foi, o preço do que chegar no varejo será maior. Esse componente vem encarecendo junto com a memória RAM, mas em um ritmo consideravelmente mais lento. Agora, ao que tudo indica, o gráfico com os números deve subir na vertical como um foguete nos próximos meses.
A culpa, mais uma vez, recai sobre a demanda insaciável por inteligência artificial. Plataformas como a futura arquitetura "Rubin" da NVIDIA exigem quantidades absurdas de memória e armazenamento rápido. Como as grandes empresas de tecnologia já fecharam contratos garantindo o fornecimento para seus servidores, sobra para nós, meros mortais montando um PC gamer, brigar pelas sobras e a preços inflacionados, totalmente inviáveis.
Olhando para toda a situação das memórias RAM, nossa indicação é enfática: compre seu SSD agora, mesmo com o preço maior em comparação a meados de outubro do ano passado, porque a situação promete ficar consideravelmente menor.
Veja mais do CTUP:
-
ASUS nega que RTX 5070 Ti foi encerrada e culpa mídia pela confusão
- GPUs da AMD ficarão mais caras e há esforços para evitar um forte impacto
- GPUs RX 9070 XT e RTX 5070 Ti caem do topo de vendas por preços elevados
Fonte: Chosun Biz