Samsung apresenta seu primeiro chip automotivo com conexão 5G
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |

Nesta terça-feira (30), a Samsung apresentou a nova geração de chips automotivos. Em destaque, a marca sul-coreana revelou o Exynos Auto T5123, primeiro processador com conectividade 5G para automóveis.
- Samsung lança sistema multimídia 5G com IA e oito telas para carros
- Muito além do celular | 5 aparelhos com 5G de carros a drones
“Com um modem 5G avançado e um chip multi-core aprimorado com Inteligência artificial, estamos trazendo a experiência em soluções móveis para a linha automotiva”, comenta Jaehong Park, vice-presidente de Engenharia da Samsung Electronics.
Conectividade 5G nos carros
O Exynos Auto T5123 é um chip projetado para adicionar conexões 5G aos veículos. Ao estarem sempre conectados, os usuários poderão fazer ligações, assistir a vídeos em alta definição em streamings e, no caso de passageiros, jogar games online.
Formado por dois núcleos de CPU Cortex-A55 da ARM, o modem oferece velocidade máxima de download de até 5,1 Gbps. Ademais, o modelo tem suporte às redes 5G autônomas e não-autônomas, GPS integrado e compatibilidade com interface PCIe.
Segundo a fabricante, o Exynos Auto T5123 já está em processo de fabricação em massa. Dessa forma, o chip deve aparecer em lançamentos do mercado automotivo em 2022.
Ampliando o entretenimento
Presente nos recentes carros da Volkswagen, o Exynos Auto V7 é um chip para sistemas veiculares. Com um poderoso desempenho de processamento, ele traz uma CPU octa-core formada pelo Cortex-A76 (1,5 GHz) e a GPU Mali-G76 de 11 núcleos.
A parte gráfica é dividida em dois grupos de atuação. Três núcleos cuidam da eficiência energética, enquanto oito núcleos trabalham para os sistemas de entretenimento e monitores adicionais do veículo.
Assim, o Exynos Auto V7 consegue lidar com até quatro telas de informações e se conectar a 12 entradas de câmera. Para mais, o processador usa correção de distorção geométrica, melhorando a visualização 3D e a função parking assistance.
Com suporte de até 32 GB de RAM, o chipset automotivo também possui uma Unidade de Processamento Neural (NPU). O recurso permite que o sistema identifique áudio e imagem, trabalhando com reconhecimento facial, de fala e gestos.
Chipset com ISO 26262
Nova opção de chipset de gerenciamento de energia, o S2VPS01 foi feito para atuar com o Exynos V7 e Exynos V9. O objetivo da peça é trazer proteção contra problemas elétricos, como sobretensão, subtensão, curto-circuito e sobrecarga de corrente.
Esse também é o primeiro processador automotivo da Samsung a receber certificação ISO 26262. Dessa maneira, o chip segue o padrão internacional de segurança de sistemas elétricos para veículos rodoviários.
Com os novos anúncios, a Samsung passa a ser um importante player na construção de ecossistemas de carros conectados. Como dito, a marca sul-coreana busca repetir o sucesso obtido com os ecossistemas para smartphones.