Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | Samsung lança sistema multimídia 5G com IA e oito telas para carros

Por| 08 de Janeiro de 2020 às 11h30

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung não ficou de fora do boom de tecnologias automotivas na CES 2020. A gigante coreana aproveitou o evento para lançar o Digital Cockpit 2020, que utiliza 5G para vincular recursos dentro e fora do veículo e fornecer experiências conectadas para motoristas e passageiros.

O Digital Cockpit 2020 é o terceiro produto desenvolvido em parceria com a Harman e combina as tecnologias de telecomunicações, semicondutores e monitores da Samsung com a experiência automotiva da Harman, presente em automóveis como o Mini Cooper Countryman S E, testado aqui no Canaltech.

A solução permite conexões bidirecionais perfeitas entre a casa, o escritório e todos os outros espaços que os usuários podem visitar, proporcionando experiências personalizadas e entretenimento a bordo. Além disso, os recursos inteligentes habilitados pelo Bixby dão suporte ativo ao motorista, reforçando ainda mais a direção segura.

Continua após a publicidade

O Digital Cockpit 2020 incorpora oito displays no interior do veículo, além de oito câmeras. A solução utiliza o processador Samsung Exynos Auto V9, um semicondutor para a eletrônica do veículo, e o Android 10, que permite que vários recursos sejam executados ao mesmo tempo.

Entretenimento e informação

Depois que o motorista faz login usando o reconhecimento facial ou um leitor de impressão digital de smartphone, o Centro de Informações pode ser usado para mostrar a programação do motorista e uma série de outras informações. O visor frontal do painel digital fornece informações visuais de navegação e está posicionado para garantir que o motorista fique de olho na estrada. Ele é equipado com a tecnologia QLED Local Dimming e o modo de tela dividida para permitir que os passageiros utilizem a tela sem distrair o motorista.

Continua após a publicidade

O painel de instrumentos, que é perfeitamente incorporado ao design interior do veículo, está posicionado sob o painel frontal e fornece avisos e alertas visuais. Quando o condutor ativa o serviço de reconhecimento de voz do Bixby, essa tela mostra uma animação que escuta os comandos.

A tela do console está localizada no centro do veículo e pode ser configurada para controlar vários recursos e as funções de outros monitores, bem como o próprio veículo. Os passageiros sentados nos bancos traseiros podem conectar seus tablets pessoais ao cockpit digital e usá-los para controlar itens como ar condicionado, iluminação ambiente e alto-falantes do veículo. Eles também poderão desfrutar de conteúdo multimídia e outros serviços fornecidos pelo sistema em seus dispositivos, uma vez conectados.

Continua após a publicidade

Quando o motorista ou os passageiros conectam seus dispositivos móveis ao Samsung DeX2 para veículos, eles podem ler e trabalhar nos documentos de seus PCs no Monitor de informações do carro. O monitor também possui um recurso que permite aos usuários conectar vários dispositivos móveis ao mesmo tempo. Diferentemente do Digital Cockpit de 2019, o modelo 2020 permite que essas conexões sejam feitas sem fio.

O Digital Cockpit 2020 também possui áudio com várias zonas, o que permite que cada passageiro ouça sua própria música através de alto-falantes incorporados nos encostos de cabeça de seus assentos.

Segurança de acordo com a necessidade

Na parte traseira do veículo, micro LEDs nas luzes traseiras externas são usados ​​para formar o Display de cauda de 53,7 polegadas. Com a tecnologia de comunicação V2X (Vehicle to Everything) e o monitor de cauda, ​​o veículo pode compartilhar mensagens e comunicar o status do motorista a terceiros fora do veículo, quando necessário. Por exemplo, a tela pode mostrar mensagens como “obras rodoviárias à frente” e “pedestres se aproximando”, entre outras.

Continua após a publicidade

Dentro do veículo, dois monitores de 7 polegadas - um à esquerda e outro à direita - servem como telas para o Sistema de Monitoramento de Câmera, que substitui os espelhos laterais convencionais no Digital Cockpit 2020. O sistema monitora possíveis riscos nas laterais do veículo enquanto o usuário estiver dirigindo ou estacionando. Além disso, o motorista pode ajustar as áreas que as lentes monitoram de acordo com suas preferências.

Enquanto isso, o recurso Cabin Talk permite que o motorista converse convenientemente com os passageiros nos bancos traseiros sem precisar virar a cabeça.

Bixby mais inteligente

Continua após a publicidade

O Digital Cockpit 2020 opera com base na plataforma Android para carros - não confundir com o Android Auto. Isso permite que a plataforma IoT integrada da Samsung, o SmartThings, trabalhe em conjunto com o renovado "Bixby in the Car" para aprimorar a conectividade, permitindo que o veículo se comunique ativamente com o motorista. Por exemplo, quando alguém visita sua casa, a Bixby detecta o visitante via SmartThings e te notifica. Além disso, o assistente também pode fazer sugestões sobre como acender luzes e eletrodomésticos em sua casa enquanto você estiver a caminho de casa.

Além disso, o Bixby in the Car também monitora o status do motorista por meio do Sistema de Monitoramento de Condutores e adapta suas sugestões às necessidades. Por exemplo, quando você fica sonolento durante uma viagem de longa distância, o sistema pode sugerir ativar algumas músicas ou tomar outras precauções para combater a sonolência. Além disso, o assistente monitora seu carro ativamente, indicando nível de óleo, água e afins.

A Samsung não deu detalhes de quando este conceito estará à disposição das fabricantes.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung