Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Escassez força Samsung a trocar componente do SSD 970 Evo Plus

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 09h49

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Após grandes marcas de SSDs como a Adata, Crucial e Western Digital precisarem contornar o problema da escassez global dos semicondutores trocando componentes de seus armazenamentos, a Samsung é mais uma empresa do segmento que enfrenta problemas semelhantes para manter a produção de um dos melhores SSDs do mercado, o 970 Evo Plus.

Porém, enquanto empresas como a Western Digital realizaram mudanças em componentes que resultaram em queda de até 50% em desempenho, as alterações realizadas pela Samsung no SSD 970 Evo Plus mostraram variação pequena na performance, mantendo velocidades de escrita e leitura semelhantes para que a mudança não seja perceptível aos usuários no dia a dia.

Continua após a publicidade

A Samsung tem enfrentado uma grande escassez de controladores de SSD por conta de suas fábricas no Texas (EUA), que são responsáveis por produzir tal componente e que se encontram paradas desde o início de 2021.

O modelo original do 970 Evo Plus contava até então com número de peça MZVLB1T0HBLR, mas o modelo atualizado do SSD apresenta o novo número MZVL21T0HBLU.

Testes de benchmarks revelam que a mudança do controlador apresenta resultados muito balanceados, ora com pequena vantagem do modelo original, ora com pequena vantagem do novo modelo. Velocidades de leitura aleatória revelam que a nova versão do SSD conta com 82 MB/s contra 56 MB/s da versão original. Resultados de leitura em blocos 4K também revelam velocidades maiores, mas com latências mais altas.

Continua após a publicidade

Como dito, diferente das mudanças de componentes realizadas por outras empresas, as alterações feitas pela Samsung no 970 Evo Plus foram bem feitas, mantendo o desempenho de alta velocidade que todos esperam do modelo.

Fonte: Trendy Player (em chinês), via Tom's Hardware e Avalache Notícias