Siga o @canaltech no instagram

Rumor | Nvidia desenvolve chip gráfico para GPUs voltadas à mineração

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2018 às 14h55
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

Nesta semana, fontes internacionais noticiaram rumores sobre um novo chip da Nvidia, apelidado de Turing, que seria integrado a novos modelos de GPUs voltadas a atividades de mineração de criptomoedas.

O suposto projeto seria uma forma de a companhia lidar com a crescente demanda de placas gráficas voltadas à mineração, considerando que grande parte dos usuários que montam PCs para essa finalidade utilizam atualmente os modelos gamer mais potentes de empresas como a própria Nvidia e a AMD.

As expectativas são de que a fabricante produza as novas GPUs em larga escala muito em breve, disponibilizando o produto por um preço mais acessível em relação aos atuais modelos de última geração direcionados a games, o que tornaria a aquisição muito mais interessante e viável por parte deste tipo específico de usuários, composto em sua maior parte por entusiastas e companhias especializadas em criptomoedas.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A escolha do nome Turing é uma referência ao britânico Alan Turing, cientista da computação, matemático, lógico e criptoanalista; sendo esta última atribuição o principal motivo para que os chips sejam batizados dessa forma, uma vez que o processo de mineração de criptomoedas consiste, essencialmente, em processos de criptografia para assegurar a autenticidade das transações.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, é provável que teremos mais detalhes sobre as placas de vídeo Turing durante a GPU Technology Conference, que está marcada para ocorrer no dia 26 de março.

Seguindo o calendário tradicional da Nvidia, é possível que os modelos de GPUs para jogos da empresa sejam lançados a partir de abril, período em que a fabricante também pode aproveitar para confirmar e dar mais detalhes sobre o seu novo chip de mineração.

Fonte: DigitalTrends, TechPowerUp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.