Alan Turing

Alan Mathison Turing, Criador da máquina de Turing
  • Nascimento

    12 de Junho de 1912 em Paddington, Londres, Reino Unido

  • Morte

    08 de Julho de 1954 em Wilmslow, Reino Unido

Alan Mathison Turing nasceu em Paddington, Londres em 23 de junho de 1912, foi um matemático, cientista da computação e criptoanalista britânico, sendo um dos primeiros a trabalhar com o conceito de inteligência artificial.

Foi o criador da máquina de Turing, que influenciou o desenvolvimento de todos os computadores modernos, sendo a arquitetura básica de qualquer máquina que encontramos atualmente, dos smartphones mais básicos até os supercomputadores de última geração.

Turing teve um importante papel na Segunda Guerra Mundial, trabalhando na decodificação de dados máquina Enigma, utilizada pelas forças alemãs. Projetou a Bombe (Bomba eletromagnética) para ajudar nessa tarefa em 1940, já que os códigos eram alterados diariamente. Outras bombas eletromagnéticas foram desenvolvidas até o final da guerra, em 1945.

Apesar da enorme importância de seus trabalhos e teorias para o desenvolvimento da ciência da computação, além do seu papel durante a guerra, Alan Turing foi condenado por ser homossexual. No início de 1950 foi obrigado a terapias a base de estrogênio, uma forma de castração química.

Foi encontrado morto em seu quarto em 8 de julho de 1954. Segundo análises posteriores, Turing faleceu por um envenenamento com cianeto. Sua mãe afirmou que isso ocorreu por acidente, mas o inquérito oficial aponta que o motivo real foi o suicídio. A condenação de Alan Turing ocorreu apenas em 2013, sob forte pressão popular, concedida pela Rainha Elizabeth II.

Últimas sobre Alan Turing