Publicidade

RTX True HDR | Recurso escondido converte games SDR para HDR

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2024 às 07h00

Link copiado!

emoose/NexusMods
emoose/NexusMods
Tudo sobre Nvidia

Após o lançamento do driver mais recente para placas de vídeo NVIDIA (551.23), o que parecia apenas uma atualização esporádica se provou uma descoberta da próxima tecnologia que a NVIDIA trabalha. O modder emoose encontrou configurações escondidas que sugerem o lançamento do RTX TrueHDR, um recurso do time verde para converter imagens SDR para HDR em jogos.

A nova tecnologia usará inteligência artificial para converter imagens de games em SDR para HDR sem a necessidade de funções adicionais, mas ainda não está disponível para uso. No entanto, o próprio modder conseguiu habilitar e integrar uma ferramenta com o TrueHDR para que os demais usuários possam testá-lo. 

Por ser um mod, os jogadores devem desativar a função AutoHDR nativa do Windows e necessitam possuir uma placa de vídeo GeForce recente com núcleos tensores. Com esses passos realizados, será possível utilizar o RTX TrueHDR para melhorar a qualidade de imagem, mas sem deixar de lembrar que essa é apenas uma modificação e não o produto completo.

Continua após a publicidade

TrueHDR pode impactar na performance

Apesar de ainda não ser oficial, o TrueHDR parece funcionar bem, segundo diversos usuários do Reddit. Os jogadores que testaram a funcionalidade comentam que ela funciona melhor que o próprio AutoHDR do Windows. No entanto, um integrante do fórum revelou que a ferramenta reduziu a performance de Granblue Fantasy Relink em quase 7% ao utilizar uma RTX 3080 Ti. Problemas como esse devem ser resolvidos na versão final da tecnologia.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a NVIDIA investe em recursos assim. No fim de janeiro, a companhia lançou o RTX Video HDR, que converte vídeos online SDR para HDR, melhorando níveis de contraste e brilho dos conteúdos. 

Continua após a publicidade

Por já ter aparecido no driver recente, o RTX TrueHDR não deve demorar muito até ser anunciado e lançado oficialmente pela NVIDIA. O mod da tecnologia pode ser baixado no site da NexusMods.