Radeon RX 9070 XT: confira visual e especificações da nova placa da AMD
Por Raphael Giannotti |

Novos rumores e vazamentos sobre as novas placas de vídeo da AMD apontam para uma mudança na nomenclatura e revela uma das GPUs. Segundo essas informações não oficiais, as GPUs RDNA 4 se chamarão Radeon RX 9000, baseado na RX 9070 XT, que é o primeiro SKU conhecido.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 5 processadores mais icônicos e populares da AMD
- Com 65% do mercado de CPUs gamer no Brasil, AMD revela segredo do sucesso
E vamos começar pelo design do modelo referência, que foi vazado pela própria AMD através de uma propaganda. Como podem ver na imagem de capa dessa publicação, o modelo em questão conta com três fans e já não segue mais o visual implementado com as Radeon RX 7000, como costuma acontecer entre gerações.
Logo que esse vazamento aconteceu, acreditava-se que se tratava da RX 8800 XT, mas o leaker Hoang Anh Phu, conhecido por suas informações acertadas, afirmou que a placa de vídeo em questão é a RX 9070 XT. Vale notar que a nomenclatura não segue o padrão de antes, já que assim, a GPU se chamaria "RX 9700 XT", o que não parece ser o caso.
Especificações e performance da Radeon RX 9070 XT
Segundo um outro leaker chinês, Zhangzhonghao, em uma publicação no fórum Chiphell, a Radeon RX 9070 XT terá TBP (energia total da placa, em inglês) de 260W, e alguns modelos customizados podem chegar até em 330W dependendo dos ajustes em clocks. E falando nisso, a frequência base dessa GPU deve ser de 2,8 GHz com boost chegando a 3,1 GHz.
Em relação a performance, a nova GPU da AMD deve ter desempenho próximo da GeForce RTX 4080 com uma diferença de 5%, embora não fique claro se é para mais ou menos. Além disso, nenhum dado foi revelado e essa é a palavra do leaker.
Fechando a rodada de rumores e vazamentos sobre a Radeon RX 9070 XT, a informação mais recente vem de novo de Hoang Anh Phu, que alega que o lançamento da GPU acontecerá ainda em janeiro, mês em que o SKU deve ser revelado (durante a CES 2025) e chegará com alguma CPU Ryzen 9 9000X3D e o FSR 4, que terá melhorias via IA, assim como o NVIDIA DLSS 3.
Saberemos se todas essas informações realmente batem quando a AMD fizer sua apresentação na CES 2025 no dia 6 de janeiro.
Veja mais do CTUP: