Nvidia pode lançar nova versão da RTX 3060 Ti com chip GA103
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Uma listagem encontrada no banco de dados do site PCI Devices sugere que a Nvidia pode lançar em breve nova versão da GeForce RTX 3060 Ti, modelo intermediário avançado que costumava ser o melhor custo-benefício da marca, agora equipada com chip GA103. Ainda não há muitas informações sobre a placa, mas acredita-se que a novidade seja uma tentativa de aumentar os estoques sem afetar a produção de outras soluções da família.
- Nvidia anuncia DLDSR, filtro de downsampling com IA para a linha RTX
- Nvidia traz GeForce RTX 3050 aos desktops com 8 GB de VRAM
Nvidia pode lançar nova RTX 3060 Ti com chip GA103
O registro encontrado no PCI Devices é recente, datado da última terça-feira (11), e cita explicitamente a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti, bem como o nome do chip, o GA103 — mais especificamente, a variante adotada é o GA103-200, como sugere o leaker kopite7kimi em resposta ao site VideoCardz. Não há detalhes sobre as especificações da GPU, mas considerando que este é o mesmo modelo equipado na recém-anunciada RTX 3080 Ti para notebooks, é possível especular algumas configurações.
Caso seja apenas uma revisão de hardware, mantendo as especificações do modelo original, a novidade contaria com 4.864 núcleos CUDA, utilizando apenas 60% do GA103, cuja implementação completa atinge os 7.680 núcleos CUDA, ao que tudo indica.
Ainda assim, aprimoramentos na contagem de núcleos CUDA e até mesmo na capacidade de memória não podem ser totalmente descartados, se levarmos em conta que a recente RTX 3080 de 12 GB é modestamente mais encorpada que a versão tradicional de 10 GB, apesar da proposta focar no aumento de VRAM.
Vale lembrar que registros no PCI Devices já haviam indicado a existência da RTX 3070 Ti mobile cerca de 3 meses antes do lançamento, portanto há boas chandes da nova RTX 3060 Ti estar próxima de ser anunciada.
Nova versão visa aumentar estoques
Segundo informações do VideoCardz, a RTX 3060 Ti é a GPU da família RTX 3000 com o menor dos estoques — o portal indica que algumas das fabricantes de placas customizadas não têm acesso a carregamentos da solução intermediária há meses. O motivo, além da escassez, seria a prioridade que a Nvidia estaria dando à RTX 3070, que compartilha o mesmo chip GA104, mas em configuração mais robusta.
A expectativa é que, com a estreia da variante baseada no GA103, utilizado apenas pela RTX 3080 Ti mobile no momento, a gigante teria capacidade de produção suficiente para mudar esse cenário. Ainda não há informações precisas sobre uma data de lançamento, mas considerando que a empresa ainda irá realizar mais um evento em janeiro para revelar os detalhes da RTX 3090 Ti, novos detalhes devem surgir até lá.
Fonte: VideoCardz