Qualcomm anuncia novo SoC mobile para celulares baratinhos

Por Redação | 20 de Março de 2017 às 09h06

A Qualcomm anunciou na manhã desta segunda-feira (20) seu novo system-on-a-chip (SoC) mobile de entrada em Nova Déli, Índia. Desenvolvido para fornecer conectividade e serviços 4G LTE em smartphones básicos, o Qualcomm 205 será voltado para mercados emergentes como o sudeste da Ásia, Índia e América Latina.

Para ter uma ideia melhor de quais são os planos da fabricante norte-americana, a ideia é que o novo chip equipe smartphones que custem no máximo US$ 50. Ou seja, só espere encontrar o chip caso esteja realmente procurando um aparelho "descartável", vamos dizer assim.

E se você ainda tem dúvida de que o 205 é destinado a aparelhos de entrada, suas especificações revelam toda a verdade. Temos aqui um chip com CPU de dois núcleos rodando a 1,1 GHz, GPU Adreno 304 com saída de vídeo VGA e suporte a câmeras de até 3 megapixels na parte traseira e frontal.

Apesar de toda essa simplicidade, o novo Qualcomm 205 se destaca pela velocidade de download que alcança. Segundo a fabricante, em redes 4G, ele é capaz de fazer downloads a até 150 Mbps.

Esta é a primeira vez que a Qualcomm atualiza a linha de chips 200. Lançada em setembro de 2014, ela chegou com o propósito de levar conectividade 4G aos smartphones mais básicos do mercado, uma estratégia que aparentemente deu certo para a empresa.

Com a chegada do 205, a linha é ainda mais simplificada e deve aparecer em aparelhos ainda mais básicos. De acordo com a Qualcomm, os chips já estão disponíveis para encomenda, mas só devem começar a aparecer no mercado a partir do segundo trimestre deste ano.

Fonte: Qualcomm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.