Preparada para 2.500W: MSI revela RTX 5090 Lightning com PCB monstruoso
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira | •

Se você achava que a GeForce RTX 5090 padrão já era o ápice do desempenho gráfico, a MSI acaba de elevar o patamar para níveis estratosféricos. A fabricante revelou na CES 2026 a GeForce RTX 5090 Lightning, uma placa de vídeo equipada com dois conectores de 16 pinos e BIOS específica que eleva o desempenho teórico para nada menos que 2.500W.
- O que uma fonte precisa para segurar uma RTX 5090?
- CES 2026: maior feira tech do mundo começa nesta terça (6); Canaltech estará lá
A grande estrela aqui é a engenharia por trás do fornecimento de energia. Codesenvolvida em parceria direta com a NVIDIA, a RTX 5090 Lightning abandona a cautela e adota dois conectores 12V-2x6. Isso garante fornecimento de energia estável e muito amplo, necessário para alimentar um PCB projetado para suportar até 1.600W de potência.
Uma placa para os poucos entusiastas de OC extremo
Para o usuário comum, números como 1.600W parecem exagero, e realmente são. No entanto, a Lightning tem um público-alvo muito específico: os overclockers profissionais. A MSI incluiu uma BIOS especial XOC (Extreme Overclocking) que desbloqueia o limite de potência para teóricos 2.500W.
Isso não significa que a placa vai puxar tudo isso da tomada enquanto estiver em 100% de uso, mas sim que ela tem potência o suficiente para não gargalar quando submetida a resfriamento por nitrogênio líquido (LN2) em competições de benchmark profissionais.
Além do poder bruto, a estética também recebeu um upgrade significativo ao que essa série já apresentou no passado. A placa conta com uma tela LCD grande, permitindo monitoramento em tempo real de temperaturas, clocks e voltagens, ou apenas a exibição de GIFs personalizados para quem gosta de um setup mais visual. O sistema de refrigeração é um AIO (All-in-One) de nova geração, prometendo manter as temperaturas sob controle mesmo com o TDP tão elevado.
A MSI RTX 5090 Lightning está na página de produtos inovadores da CES 2026 e mais detalhes sobre ela serão revelados ainda nesta segunda-feira (5) com o início da feira.
Veja mais do CTUP:
- AM4 vive: Gigabyte relança placas-mãe para driblar preço da DDR5
- LG desafia Apple com novos notebooks Gram Pro ultraleves na CES 2026
- ASUS ROG apresenta novos monitores gamers OLED com foco em durabilidade