Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Placa-mãe EVGA X570 DARK surge em foto e promete elevar nível de overclocking

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 07h15

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech
Tudo sobre AMD

Famosa fabricante de placas de vídeo e outros componentes para desktop, a EVGA oferece em seu portfólio uma linha especial de placas-mãe focadas em overclocking, a DARK. Com forte presença de tons de preto por todo o corpo, como o nome sugere, as placas DARK trazem diversas modificações pensadas para turbinar os resultados de entusiastas, como sistema mais robusto de alimentação e refrigeração avançada.

Após anos sem desenvolver um modelo voltado para processadores AMD, a empresa revelou o projeto de uma nova versão da DARK com chipset X570 do time vermelho. Ainda sem data ou preços revelados, a solução acaba de surgir em uma foto publicado pelo famoso overclocker KINGPIN, que parece estar testando o componente.

X570 DARK surge em nova foto com detalhes dos recursos

Continua após a publicidade

A foto publicada por KINGPIN mostra o visual completo da X570 DARK, que lembra bastante o visual utilizado pela EVGA na variante com chipset Z590 da Intel, presente na capa desta matéria. A única diferença está no material utilizado nos heatsinks da placa — enquanto o modelo com Z590 adota cobre, a versão com X570 emprega alumínio, de menor condutividade térmica.

Não se sabe o motivo da escolha, mas uma das possíveis explicações levantadas pelo site WCCFTech é a maior eficiência térmica dos processadores Ryzen frente aos chips Intel, especialmente os de 11ª geração. No mais, ambas as soluções são basicamente idênticas, com forte presença de tonalidades de preto, e algumas modificações interessantes pensadas para overclocking.

Uma das mais visíveis é a presença de apenas dois slots de memória RAM, posicionados acima do soquete da CPU, em vez da lateral direita. Essa modificação é pensada para aproximar as vias de comunicação entre processador e memória ainda mais, permitindo sinal melhor e, consequentemente, maiores velocidades, que podem passar dos 5.333 MHz neste caso.

Continua após a publicidade

Outras mudanças pensadas para overclockers incluem ainda um VRM robusto de 16 fases, além do uso de dois conectores de 8 pinos próximos ao conector de 24 pinos para alimentação da placa, angulados para a direita de forma a facilitar o gerenciamento dos cabos. Também vale ressaltar a presença da variante X570S do chipset, que não depende de refrigeração ativa para funcionar.

No mais, temos 8 portas SATA III e uma porta U.2 anguladas, 4 USB-A 3.1 Gen 2, 1 USB-C 3.1 Gen 2, 2 USB-A 3.1 Gen 1, PS/2, antenas duplas, Dual Intel 2.5GbE NICs, portas HDMI e DisplayPort, além de headers Probelt duplos e indicadores de POST multifuncionais ao lado dos botões de reset da BIOS e de energia.

Testes mostram performance excepcional em overclocking

Continua após a publicidade

KINGPIN divulgou ainda alguns testes de overclocking realizados com a nova placa, e os números impressionam. O especialista conseguiu levar um Ryzen 9 5900X a atingir os 5,8 GHz, e bater mais de 91 mil pontos em multi-core no Geekbench. Um Ryzen 3 5300G também surpreendeu, ao chegar aos 5,5 GHz e 32 mil pontos em multi-core no Geekbench. Você confere mais detalhes na galeria a seguir:

A EVGA X570 DARK ainda não tem previsão de preço ou lançamento, mas considerando modelos anteriores, espere por valores acima dos US$ 600, ou R$ 3.150, em conversão direta e sem impostos.

Fonte: WCCFTech, Tom's Hardware