SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Oracle e IBM vão usar aceleradores de IA da AMD

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Outubro de 2023 às 09h10

Link copiado!

Fábio Jordan/Canaltech
Fábio Jordan/Canaltech
Tudo sobre AMD

Segundo informações do MT Newswires, a AMD recebeu encomendas importantes de clientes como a Oracle e a IBM. As companhias solicitaram soluções do time vermelho, como o acelerador MIX300 e a FPGA voltada para IA. Embora pareçam movimentações comuns no mercado, isso pode ser o início de um equilíbrio maior na disputa contra a rival NVIDIA nesse segmento.

Até o momento, não há informações exatas dos usos que a Oracle fará com o MIX300. O acelerador utiliza a microarquitetura CDNA 3, resultando em 153 bilhões de transistores. O chip suporta até 192 GB de memória HBM3 e largura de banda máxima de 5,2 TB/s. A expectativa é que a companhia tenha capacidade de executar projetos de alta dimensão em menos tempo, segundo projeções da própria AMD.

Aliás, a Oracle parece mirar em uma estratégia ousada: a empresa vai utilizar um sistema de duas fabricantes, ou seja, com aceleradores da NVIDIA e da AMD. Para o lado verde, é provável que o modelo usado seja a NVIDIA H100, que não será a solução principal por conta da forte demanda do mercado, logo a Oracle procurou a AMD para ocupar esse cargo em curto e médio prazo.

Continua após a publicidade

IBM usará FPGA da Xilinx

Já a IBM solicitou as soluções FPGA específicas de Inteligência Artificial da Xilinx, empresa que agora pertence à AMD. Embora os usos para essa tecnologia também não tenha sido especificados, é possível que a IBM utilize o recurso para potencializar sua infraestrutura de redes neurais.

No entanto, o mais interessante dessa notícia é como o mercado já parece se comportar de uma maneira diferente quando o assunto são equipamentos para cloud e data centers. Com a aproximação da AMD em gigantes como IBM e Oracle, o reinado absoluto da NVIDIA começa a não ser tanto uma realidade, mostrando que ainda há muito espaço nesse terreno.

Continua após a publicidade

Por sinal, isso é algo que a própria AMD já comenta há algum tempo. Em entrevista ao Canaltech, o Diretor Geral da AMD no Brasil, Sérgio Santos, enfatizou que não acredita em um possível monopólio da NVIDIA para IA em servidores, data centers e na nuvem. Agora, é preciso aguardar e ver como outras gigantes da tecnologia vão modernizar suas estrutura.

Fonte: MT Newswires (via Reddit)