O que é disc rot? Entenda como seus CDs, DVDs e Blu-Rays apodrecem
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira | •

Apesar do crescimento da mídia digital, os discos ópticos, como CDs, DVDs e Blu-rays, ainda fazem parte da vida de muitas pessoas, sejam colecionadores de jogos e filmes, ou até mesmo quem busca guardar os discos como lembrança ou mesmo preservar aquele jogo de PlayStation 2.
- Entenda as diferenças entre os tipos de DVDs e discos de Blu-Ray
- PS5 Digital ou com disco: qual você deve comprar?
Por se tratar de uma mídia física, ela está suscetível a danos físicos ou químicos que podem comprometer parcial ou totalmente os dados armazenados.
Caso esteja passando por uma situação parecida, o Canaltech explica os principais cuidados para evitar o disc rot, como identificá-lo, prevenir a degradação e o que fazer nesses casos.
Afinal, o que é o disc rot?
O disc rot (apodrecimento do disco) é a deterioração física ou química da camada refletora de discos, que pode acontecer por diversos fatores, como o local de armazenamento, danos e arranhões na mídia, entre outros. Apesar de nos referirmos ao fenômeno como um 'apodrecimento', não é exatamente isso que acontece. Para entender como funciona o disc-rot é preciso conhecer um pouco da estrutura das mídias ópticas.
Os CDs, DVDs e Blu-rays são compostos por várias camadas que, em determinadas condições, podem se deteriorar. Esses tipos de discos contêm uma camada plástica transparente à base de policarbonato, que permite a leitura dos dados pelo laser (por isso, precisa ser transparente). Nessa camada, também existe uma trilha espiral com pequenas ranhuras e áreas lisas, cujas variações refletem o laser de forma diferente, representando os dados digitais.
A segunda camada é a refletora (ou refletiva), geralmente de alumínio nos CDs e DVDs, e de uma liga de prata nos Blu-rays. Sua função é refletir o laser para a leitura dos dados.
Em seguida, há uma camada protetora que serve justamente para proteger o metal de danos como oxidação e arranhões. No Blu-ray, essa camada é mais resistente, o que justifica o fato de esse tipo de disco ser menos propenso a sofrer com o disc rot. Também há uma camada seladora fina e rígida, muitas vezes feita de polímeros como acrílico, que reforça a proteção.
Por fim, o disco possui uma etiqueta ou impressão na parte superior, que geralmente contém informações do fabricante ou do conteúdo (no caso de jogos e filmes). Embora essa estrutura possa variar entre os diferentes tipos de disco, essa é, via de regra, a composição básica das mídias ópticas.
Causas do disc rot: por que os discos 'apodrecem'?
Há muitas causas para o apodrecimento de discos, que podem ir desde danos físicos à degradação química, como mencionado anteriormente. Conheça as principais causas de disc rot:
Oxidação da camada refletora
Muitos discos utilizam uma camada refletora de alumínio, material que oxida com facilidade quando exposto ao oxigênio, a contaminantes ou à umidade. A oxidação ocorre principalmente se as camadas plásticas ou protetoras estiverem arranhadas, riscadas ou danificadas.
O CD é o mais suscetível a esse tipo de deterioração. O DVD, por sua vez, é um pouco menos vulnerável, por ter sua camada refletora protegida por outra camada de plástico. Já o Blu-ray é bem menos vulnerável à oxidação, principalmente por sua camada refletora ser à base de uma liga de prata.
Apesar das diferenças, todos os discos podem sofrer com o disc rot.
Luz e calor
A exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) e a altas temperaturas também pode levar à deterioração dos discos, afetando sua durabilidade.
Qualidade da fabricação
Problemas de selagem, discos fabricados com materiais de baixa qualidade ou má fabricação acabam contribuindo para o surgimento do disc rot.
Fungos e umidade excessiva
A umidade em excesso pode provocar o surgimento de fungos, que podem avariar a condição da camada protetora em casos extremos.
Arranhões ou riscos
Apesar de comuns, arranhões e riscos podem danificar as camadas de proteção, o que facilita a entrada de umidade e de agentes externos, ocasionando problemas como a própria oxidação.
Limpeza inadequada
Uma das recomendações para evitar o disc rot é a limpeza. Contudo, se for feita de forma inadequada e com produtos químicos nocivos, ela também pode degradar a mídia.
Como identificar o disc rot em sua coleção?
Agora que sabemos o que causa o famigerado disc rot, é importante explicar como identificar uma mídia que está sofrendo com o problema ou que já foi comprometida.
Inspecionar sua coleção de discos é um passo fundamental para a preservação, principalmente se você armazena dados importantes. O sinal mais comum de que um disco está avariado pode ser notado durante o uso: erros de leitura, travamentos, anomalias de imagem ou áudio e arquivos inacessíveis são alguns indicativos.
Também é possível identificar sinais de disc rot observando os discos. Se notar manchas que lembram ferrugem ou café, perda do brilho metálico ou áreas nebulosas e esbranquiçadas na superfície, é provável que a mídia esteja se deteriorando. Outra forma de diagnóstico é procurar por pinholes — pequenos furos visíveis quando o disco é colocado contra a luz.
CDs, DVDs e Blu-rays: existe diferença na durabilidade em relação ao disc rot?
Diferenças estruturais fazem com que CDs, DVDs e Blu-rays sejam impactados de formas distintas pelo disc rot.
Os CDs são os mais vulneráveis, pois sua camada refletiva fica muito próxima do rótulo, tornando a mídia mais suscetível ao problema. Além disso, essa camada é feita de alumínio, material que oxida facilmente quando exposto ao oxigênio.
Apesar de também terem uma camada refletora de alumínio, os DVDs possuem uma proteção plástica extra, que dificulta a exposição do material. No entanto, o disc rot ainda pode ocorrer, principalmente em discos de baixa qualidade.
Já os Blu-rays são bem mais resistentes à deterioração, pois sua camada refletora geralmente é feita de uma liga de prata, material mais resistente à oxidação. Esse tipo de disco também conta com um revestimento protetor mais robusto (conhecido como hard coat), que o torna mais resistente a danos físicos e químicos.
Contudo, não pense que os Blu-rays são imortais: sua vida útil, assim como a de outros discos, depende do manuseio adequado e de cuidados gerais.
Como proteger sua coleção: prevenção e backup
Há diversas formas de evitar o disc rot. Confira alguns cuidados que podem ajudar a prolongar a vida útil de seus CDs, DVDs e Blu-rays:
Armazene corretamente
Guarde os discos em estojos (ou cases) rígidos, longe da luz solar direta, do calor e da umidade. Priorize ambientes secos e ventilados para evitar problemas como fungos e oxidação.
Manuseie corretamente
Sempre segure os discos pelas bordas e evite ao máximo tocar em sua superfície de leitura.
Limpeza deve ser adequada
Para CDs e DVDs, utilize um pano de microfibra ou de algodão. Existem também lenços umedecidos específicos para essa finalidade.
Já para o Blu-ray, que é mais resistente, um pano macio costuma ser suficiente. Com o material de limpeza correto, faça sempre movimentos retos, do centro para as bordas, e nunca circulares.
Faça backups constantes
Não se esqueça de fazer cópias de segurança de seus dados, e essa dica vale para qualquer tipo de mídia, não apenas para discos. Caso a mídia óptica deixe de funcionar, há diversas opções para salvar seus arquivos.
É possível, por exemplo, 'ripar' seus discos, o que consiste em copiar os arquivos para um computador. Outra alternativa é criar uma 'imagem ISO', que reúne todos os dados do disco em um único arquivo, funcionando como um tipo de disco digital. Por fim, você pode preservar os dados em serviços de nuvem, como o Google Drive.
Preservando a coleção
Parte do colecionismo envolve cuidar e preservar, por isso é fundamental dar atenção especial a uma mídia tão sensível quanto os discos físicos.
A mídia física representa uma forma de resistência em um mundo de conteúdos cada vez mais digitalizados, no qual os usuários que compram jogos ou assinam serviços de música e streaming apenas obtêm a licença de uso dos produtos.
O disco físico, por outro lado, é seu. Ele pode ser atemporal, dependendo dos cuidados, e oferece total liberdade para emprestar, vender ou simplesmente guardar.
Leia também: