O que é CrossFire Híbrido?

O que é CrossFire Híbrido?

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 18 de Maio de 2022 às 07h10
Reprodução/WCCFtech

Mesmo que a palavra CrossFire lembre as soluções de alto desempenho de múltiplas placas de vídeo trabalhando em conjunto para alcançar níveis extremos de performance, o CrossFire Híbrido não foi desenvolvido para entusiastas assim como o CrossFireX.

Durante o período de popularidade da técnica, as placas-mãe AMD traziam poderosos chipsets de vídeo integrados capazes de rodar imagens em Full HD sem placas de vídeo externas, o que frustrava quem investia nos modelos para que ficassem desligados ao instalar uma GPU dedicada.

Com o CrossFire Híbrido, usuários que adquirissem uma placa-mãe de alta qualidade, como uma ECS A890GXM-A Black Series, podiam somar o poder de fogo do chipset onboard (Radeon HD 4290, neste caso) com uma placa de vídeo compatível com a tecnologia (como uma Radeon HD 6750) para não só aumentar o processamento gráfico do PC, mas também economizar energia.

Em tarefas cotidianas, a placa externa era desligada, deixando todo o processamento gráfico ficar sob responsabilidade do chipset onboard. Caso mais potência fosse necessária, a GPU externa era ligada e ambas dividiam a carga de trabalho.

Com o CrossFire Híbrido, antigas APUs e placas de vídeo da AMD podiam trabalhar em conjunto para oferecer mais conexões de vídeo, poupar energia, entre outros benefícios (Imagem: AMD)

Essa solução trazia outras vantagens, como suporte a um número maior de monitores, através do uso das conexões de vídeo disponíveis na placa-mãe (VGA, DVI e HDMI) em conjunto com as oferecidas pela placa de vídeo externa, e o aumento considerável da autonomia de bateria em laptops, já que as GPUs dedicadas gastam muita energia mesmo quando não estão em uso.

As atuais APUs fabricadas pela empresa já não utilizam a tecnologia, que eventualmente deu lugar ao AMD Dual Graphics, hoje também aposentado. A função mais próxima do CrossFire Híbrido disponibilizada pela gigante no momento é o Smart Access Graphics para notebooks, que atua de maneira parecida para economizar energia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.