O que é CrossFireX e SLI?

Selo Nvidia SLI

As placas de vídeo de alto desempenho atuais são capazes de, sozinhas, rodar quase todos os jogos com as configurações de detalhes e resolução no máximo, mas alguns usuários aficionados por desempenho querem jogar em resoluções ainda mais altas e com uma quantidade de frames por segundo ainda maior. Esses usuários estão acostumados a utilizar múltiplos monitores com altíssimas resoluções e recursos 3D, sem desativar nenhum efeito nas configurações do jogo.

Para esses usuários, utilizar uma única placa de vídeo é inviável, e mesmo os modelos que possuem duas GPUs em uma única placa, como a GTX 590, GTX 690 e Radon HD 6990, não são capazes de fornecer o poder de fogo exigido, sendo necessário que duas ou mais delas trabalhem em conjunto para fornecer tanto a qualidade de imagem quanto a performance necessária.

Gigabyte G1-Killer Assassin com 4 slots PCI Express

As duas maiores fabricantes de placas de vídeo do mundo, Nvidia e AMD, utilizam a mesma solução para unir duas GPUs, mudando apenas o nome, SLI (Scalable Link Interface) no caso da primeira e CrossFireX no segundo. Ambas as tecnologias utilizam pontes para conectar duas ou mais placas, unificando a saída de vídeo. Para o sistema, todas as placas de vídeo trabalharão como se fossem uma, extremamente rápida.

Selo AMD CrossFireX

Existem requisitos mínimos para fazer uso de ambas as tecnologias. A placa-mãe, por exemplo, deve contar com o mesmo número de slots PCI Express e GPUs que devem ser utilizadas, e apenas os modelos mais avançados trazem esses slots. A fonte de alimentação deve ser capaz não só de fornecer a quantidade de energia necessária para abastecê-las, mas trazer também o número de conectores de energia PCI Express para se conectar todas as placas.

Nvidia GTX 690 - Duas GPUs GTX 680 combinadas em uma única placa

Em um SLI quádruplo de modelos da Nvidia GTX 690, são necessários 1200 watts (300 watts por placa) para alimentar apenas as placas através de 8 conectores de energia PCI Express de 8 pinos, totalizando 8 núcleos (2 por placa de vídeo), 16 GB de memória de vídeo GDDR5 e 12288 cores de processamento. Naturalmente esse conjunto gera muito calor, o que requer um gabinete bastante refrigerado.

Já realizou algum CrossFireX ou SLI para alcançar resoluções maiores? Conte-nos se vale a pena!