Publicidade

NVIDIA só deve mostrar GPUs GeForce RTX 50 em janeiro

Por  | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

Há tempos a comunidade do hardware aguarda ansiosa pelo anúncio das novas placas de vídeo GeForce RTX 50 da NVIDIA. Inicialmente, a previsão era para que elas fossem apresentadas ainda em 2024, mas um novo rumor ventilado nesta segunda-feira (22) afirma que isso só deve acontecer durante a CES 2025, em janeiro.

O boato foi levantado pelo leaker "kopite7kimi" no X (antigo Twitter). Segundo ele, os planos da NVIDIA mudaram e agora a companhia só mostrará a nova família de GPUs GeForce RTX 50 durante a CES 2025 — uma agenda que também vinha sendo especulada, mas com menos força desde junho, quando o informante Hassan Mujtaba apontou para informações desencontradas obtidas juntamente a quatro fabricantes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Se isso estiver correto, não deveremos ver nada sobre as GPUs GeForce RTX 50 Blackwell na SIGRAPH ou gamescon, apontadas como prováveis palcos de lançamento depois que a expectativa de vê-las durante a Computex 2024 foi completamente frustrada.

O novo alinhamento também forneceria tempo suficiente para a NVIDIA produzir e lançar as versões de desktop e notebook das GeForce RTX 50 no mesmo ano.

Qual é a estratégia da NVIDIA?

Apesar da suposta mudança de calendário, tudo indica que a NVIDIA manterá a estratégia original que vem sendo comentada desde a Computex. Isso significa que a companhia deve lançar primeiramente a GeForce RTX 5080 e logo na sequência a RTX 5090.

A RTX 5080 deve se apresentar como a opção de entrada no segmento topo de linha e trazer consigo a GPU GB203 com 92 processadores de fluxo (SMs) e interface de 256-bit, enquanto a RTX 5090 seria o modelo definitivo da família com 192 SMs e interface de 512-bit. Ambas as GPUs viriam com interface de memória GDDR7.

Mais adiante, a NVIDIA deve concentrar seus esforços no segmento intermediário. Nesse segundo momento, devemos ver a estreia da RTX 5070 equipada com a GPU GB205, equipada com 50 SMs e interface de 192-bit.

Continua após a publicidade

Já a GPU GB206 provavelmente equipará as RTX 5060 Ti, porta de entrada para essa faixa intermediária. Aqui os rumores indicam para especificações mais modestas de 36 processadores de fluxo e interface de 128-bit.

Por fim, o segmento mainstream seria liderado pelas RTX 5060 e RTX 5050, ambas equipadas com a GPU GB207, modestos 20 SMs e a mesma interface de memória de 128-bit GDDR7 ou GDDR6 — a única a vir com essa tecnologia de memória da geração passada.

Ainda não está claro o quanto da família GeForce RTX 50 a NVIDIA vai revelar no período da CES 2025. Como por enquanto tudo são rumores, a comunidade tem apostado que a companhia seguirá o plano original de apresentar inicialmente apenas as RTX 5080 e RTX 5090.

Fato é que a concorrente AMD também está trabalhando nas Radeon RX 8000, suas novas placas de vídeo com microarquitetura RDNA 4, e se prepara para anunciá-las em janeiro.

Continua após a publicidade

A briga vai ser boa e temos muitas novidades nos esperando no comecinho de 2025.