NVIDIA pode trazer GPUs antigas de volta com mais performance em IA
Por Raphael Giannotti |

A situação não é nada boa para indústria de hardware de PC com a crise de memória RAM e previsões negativas para 2026 depois de um fechamento nada bom do ano passado. A NVIDIA já disse que está imune a falta de memória (DRAM) na indústria como um todo, mas isso não deve garantir a continuidade de GPUs modernas. Por isso, o Time Verde pode trazer de volta placas de vídeo de gerações passadas, mas com um upgrade, é o que afirma o CEO Jensen Huang.
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- Cabelos sedosos e jogos que falam com você: testamos novas tecnologias da NVIDIA
Durante a CES 2025, em conversa com a imprensa, o chefe do Time Verde foi questionado pelo Tom's Hardware se seria possível trazer de volta GPUs de gerações passadas para ter o que oferecer no mercado, já que elas são equipadas com tecnologias mais antigas e o impacto da crise de DRAM, nesse caso, é menor.
Huang não só afirmou que existe essa possibilidade, como disse também que é possível até traze-las de volta com melhorias:
"Sim, possivelmente, e poderíamos, dependendo da geração, trazer a tecnologia de IA de última geração para as GPUs da geração anterior, o que exigiria um bom trabalho de engenharia, mas também está dentro do reino das possibilidades. Vou dar uma olhada nisso. É uma boa ideia".
RTX 30 com núcleos de IA de RTX 50?
A fala do CEO da NVIDIA nos indica algo: seria possível trazer a GeForce RTX 3060, que apareceu em rumores recentes como possível candidata a um retorno, e adicionar núcleos Tensor de uma última geração, ou pelo menos o que está presente nas RTX 40. Com isso, é possível dar uma sobre vida com o gerador de quadros do DLSS 3, ou ainda com o gerador de múltiplos quadros do DLSS 4, caso fosse implementado a tecnologia das RTX 50.
Curiosamente, Jensen Huang diz que a ideia do repórter do Tom's Hardware é "boa", dando a entender que isso nunca teria passado pela sua cabeça (?). Claro, é de conhecimento geral que executivos da indústria da tecnologia, ainda mais uma NVIDIA da vida, que é extremamente importante para o cenário atual, sempre estão muitos passos a frente.
Veja mais do CTUP:
-
GeForce Now ganha app nativo para Linux e chega ao Amazon Fire TV
- CES 2026: Alpamayo é aposta da NVIDIA para carro autônomo “pensar sozinho”
- Huang, da NVIDIA, recebe medalha da IEEE e entra no 'hall da fama da tecnologia'
Fonte: Tom's Hardware