NVIDIA garante que conector de energia das GeForce RTX 50 não derreterá
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Um dos grandes problemas das GeForce RTX 4090 foi a estreia do conector de energia de 16 pinos. Inúmeros problemas com conectores derretidos em placas e dois anos depois, a NVIDIA garante agora que as RTX 50, especialmente as topo de linha, não irão sofrer com isso.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
- GeForce RTX 5090 vs GeForce RTX 4090 | O que mudou na GPU mais poderosa
O que fizeram para que o conector de energia das GPUs Blackwell high-end também não sofra com superaquecimento e eventuais derretimentos? Isso não foi abordado pela NVIDIA em um evento na Coreia do Sul, onde eles responderam a algumas perguntas. Os representantes do Time Verde só disseram o seguinte:
"Não esperamos que isso aconteça com a série RTX 50. Fizemos algumas alterações no conector para responder ao problema na época e sabemos que isso não está acontecendo agora, cerca de dois anos depois".
Mudança de design do conector da RTX 5090
Um dos motivos que levavam ao derretimento de alguns conectores de 16 pinos das RTX 4090 era o encaixe, que não era apropriado, especialmente por conta de dobras nos fios da conexão, algo que levava ao superaquecimento. Com a GeForce RTX 5090 Founders Edition, por exemplo, a NVIDIA já disponibiliza o conector com o ângulo necessário para melhor o encaixe.
Além disso, a primeira geração do cabo de 16 pinos, chamado de 12VHPWR, foi substituída pelo novo conector 12V-2*6, que resolve as falhas do anterior e acabou virando o novo padrão da indústria para GPUs que precisam de muita energia.
Essa conexão entrega até 675W, 75W a mais que a primeira versão. Para efeito de comparação, o TDP da RTX 4090 é de 450W, enquanto a RTX 5090 exige 575W, tornando a conexão de 16 pinos obrigatória para a GPU Blackwell topo de linha.
Veja mais do CTUP:
- Placas de vídeo com 8 GB estão realmente ameaçadas? Entenda
- GeForce RTX 5090 é testada em Cyberpunk 2077 com e sem DLSS 4
- NVIDIA não descarta tecnologia de geração de quadros do DLSS 3 para as RTX 30
Fonte: QuasarZone