Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo padrão USB4 é anunciado com capacidade de transmitir até 40Gbps

Por| 05 de Março de 2019 às 15h59

Link copiado!

NewsBeezer
NewsBeezer

A Intel e o USB-IF anunciaram, juntos, a próxima evolução dos cabos de transmissão de dados, o USB4. O novo formato permitirá que a largura de banda do atual USB 3.2 Gen 2x2 possa ser dobrado para até 40Gbps. Com essa produtividade, um único cabo pode lidar com vários fluxos simultâneos de dados, sendo capaz, por exemplo, de transmitir imagens de dois monitores 4K a 60Hz.

Todavia, vale destacar que o USB4 não é um protocolo totalmente novo, pois ele se baseia no Thunderbolt 3, disponibilizado sem royalities pela Intel, que o desenvolveu para contribuir com o grupo USB. O USB4 ainda apresentará retrocompatibilidade com os antigos padrões de USB 2.0 e 3.2. É válido destacar, também, que serão necessários cabos com certificação 40Gbps para atingir a velocidade máxima, onde apenas os cabos USB-C para USB-C são utilizáveis.

O Thunderbolt tem sido usado até agora principalmente pela Apple, detentora da tecnologia, mas a Intel está trabalhando com a Microsoft para garantir compatilidade total com o Windows 10 e Linux.

No momento, mais de 50 empresas participam das etapas finais de certificação do USB4, que será publicado oficialmente no meio deste ano. Considerando que o USB 3.2 foi anunciado em 2017 e ainda não existe uma aplicação em massa, pode-se deduzir que o USB4 ainda vai levar bastante tempo até se disponibilizado e adotado pelos consumidores em geral.

Continua após a publicidade

Fonte: GSM Arena