Novo MediaTek terá grande salto em games e bateria, diz leaker
Por Bruno Bertonzin |

A MediaTek deve dar um salto importante em desempenho com o lançamento do Dimensity 9500. Segundo o leaker UniverseIce, o novo chip terá melhorias expressivas em eficiência energética e performance gráfica, e deve superar em mais de 40% a geração anterior.
- MediaTek amplia liderança sobre Qualcomm e vende mais chips em 2025
- Seu próximo celular poderá rodar DeepSeek sem internet com novo chip da MediaTek
O destaque fica para a GPU, que pode atingir mais de 100 quadros por segundo em ray tracing, algo inédito em jogos móveis até agora. A novidade deve vir acompanhada da nova arquitetura “Immortalis Drage” da Arm, com foco total em performance sustentada para games.
Além da parte gráfica, o Dimensity 9500 também deve apostar em uma configuração de CPU agressiva, com um núcleo Cortex-X930, três Cortex-X9 (ou variantes) e quatro da série Cortex-A7xx, todos de alto desempenho, sem núcleos de eficiência.
Outro avanço importante está no processo de fabricação: o novo chipset será feito no processo N3P da TSMC, mais moderno que o N3E usado no Dimensity 9400. Isso deve ajudar a controlar o consumo mesmo com o salto de desempenho.
Na parte de inteligência artificial, a MediaTek também quer disputar espaço com a Qualcomm. O novo chip deve trazer uma NPU de 100 TOPS, capaz de lidar com modelos de IA generativa e tarefas em tempo real, como melhorias de imagem e comandos de voz complexos.
Os primeiros benchmarks também são promissores: testes no Geekbench indicam pontuação acima de 3.900 em single-core e quase 11.000 em multi-core, um salto de cerca de 30% em relação ao antecessor.
A expectativa é que o Dimensity 9500 seja anunciado oficialmente em setembro, com estreia nos celulares da linha vivo X300. A série Find X9 da OPPO pode ser uma das próximas a adotar o chip.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone pode ganhar tecnologia de tela do iPad; entenda
- Carga com milhares de Galaxy Z Fold 7 e Flip 7 é roubada; saiba mais
- Galaxy Z Flip 7 passa por teste extremo de durabilidade; veja como ele se saiu
ASSISTA: Só SNAPDRAGON presta? Entendendo os processadores de celular!
Fonte: SmartPrix