Publicidade

Novo conector de energia para GPU dispensa cabos e entrega 600W pela placa-mãe

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Agosto de 2023 às 19h50

Link copiado!

Asus
Asus

O perfil @momomo_us, conhecido por vazamentos de credibilidade, liberou parte da documentação oficial do novo padrão de conectores PCI Express. Ao trazer um slot auxiliar associado ao conector PCIe primário, é possível entregar até 600W direto pela placa-mãe, eliminando a necessidade de cabos de alimentação para GPUs.

A porta HPCE já é utilizada em alguns sistemas de servidores. Um pouco maior do que um slot PCIe x1, ela tem 28 pinos, dois conjuntos de 8 dedicados para alimentação, e dois de 6 para controladores e comunicação entre GPU e placa-mãe.

Minimizando pontos de falha

Continua após a publicidade

Apesar de não ser uma novidade em termos de tecnologia, o novo slot pode minimizar problemas recorrentes em PCs domésticos de alto desempenho. Com placas de vídeo trazendo consumos energéticos cada vez maiores, alguns cabos de alimentação podem superaquecer e até derreter.

Mesmo em cabos com pinos adicionais para regulação de voltagem, como os 12VHPWR, esse processo é limitado por fatores físicos. Isso faz com que o controle seja menos eficiente do que o de reguladores embarcados na própria placa-mãe, que além de comunicação mais precisa, geralmente, estão associados a sensores de temperatura.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Essa combinação cria uma via de mão dupla de comunicação entre sistema de alimentação e componente. Com isso, é possível garantir que tensão e corrente não sobrecarreguem o projeto térmico de nenhum dos componentes, garantindo mais eficiência e eliminando pontos de falha como cabos com conectores que derretem.

Tanto o slot HPCE quanto protótipos de placas de vídeo com o novo conector já haviam sido apresentados na Computex 2023. No entanto, fabricantes de placas-mãe e GPUs ainda não anunciaram produtos finais trazendo o novo padrão de alimentação.

Fonte: @momomo_us via Twitter