Publicidade

MSI lança novas GeForce RTX 4000 Ventus com 2 portas HDMI

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
MSI
MSI

A MSI lançou discretamente o lineup de placas RTX 4090, RTX 4070 e RTX 4070 Ti da série Ventus. Essencialmente, as novas versões trazem as mesmas especificações técnicas, mas modifica configuração de portas, adotando duas entradas HDMI 2.1 e duas DisplayPort 1.4.

Outra modificação um pouco menos relevante é a lista-de-materiais (Bill-of-materials/ BOM), diferente entre as Ventus originais e a versão atualizada. Supostamente, os componentes utilizados nas novas GPUs são mais baratos, potencialmente reduzindo o custo final

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mais largura de banda de vídeo

Originalmente, os mesmos modelos da série MSI Ventus 3x traziam três portas DP 1.4a, com largura de banda de 25,92 Gbps e encoding de 8-bits e 10-bits. A nova versão substitui uma dessas portas por uma HDMI 2.1, com largura de banda de 43 Gbps e enconding de 16b/18b, um incremento de 62%.

Em termos práticos, isso representa uma porta extra com capacidade para resoluções em 8K e 120Hz, contra o limite de 8K e 72Hz das DP 1.4, ambas utilizando tecnologias de compressão de imagem. Apesar de bem-vinda, a nova abordagem parece inusitada, já que as portas HDMI são mais caras para licenciar.

Em paralelo, a troca da BOM não é exatamente uma supresa e, supostamente, não está relacionada à nova configuração de portas. Essa medida é comum entre produtos eletrônicos, principalmente os que costumam ser produzidos por um tempo mais longo como as placas de vídeo.

É normal que diferentes componentes tenham flutuação de preço ao longo da vida útil de uma GPU, com a adaptação sendo recorrente e dificilmente impactando o valor para o consumidor final.