Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Módulos de memória DDR5 já estão prontos para fabricação em massa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Abril de 2021 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Jiahe Jinwei
Divulgação/Jiahe Jinwei

Módulos de memórias em DDR5 já podem estar próximas de chegar ao consumidor final. Segundo site VideoCardz, ao menos duas fabricantes já disseram ter finalizado a fase de testes e devem começar a produção em massa.

As companhias são Jiahe Jinwei e Netac, ambas do mercado chinês. O processo gira em torno de dois pontos. Como as duas não são fabricantes de chips usados em seus módulos, precisaram esperar a entrega destes componentes, produzidos pela Micron. Assim, elas passaram para a segunda fase: a de testes de seus módulos em placas-mãe de companhias parcerias, como ASUS e MSI.

De acordo com o site, tanto a Jiahe Jinwei quanto a Netac finalizaram os testes sem problemas de compatibilidade com as placas-mãe, o que significa que já podem começar a produção em massa. As memórias em DDR5 já aparecem em chips de GPU em VRAM, mas ainda não contam com módulos para compra separada. Com elas, é possível elevar a frequência do componente próximo a 4.800 MHz, sem a necessidade de overclocking.

Continua após a publicidade

Os modelos divulgados pela Jiahe Jinwei oferecem também a capacidade de 32 GB em apenas um canal, com voltagem nominal de 1.1V. Uma das diferenças entre a nova geração para a DDR4 é exatamente a melhoria de eficiência energética. Pelas imagens, é possível ver que o componente terá até um circuíto de controle de energia.

A Sk Hynix também já tinha mostrado um modelo com padrão em DDR5. De acordo com comunicado oficial da marca, suas novas memórias vão oferecer 5.600 Mb/s, o que já é um avanço de 1,8 vezes o que se tem do padrão atual. O padrão DDR5 ainda permite um limite de 6.400 Mb/s, mas as memórias da SK Hynix ainda não chegam lá. A empresa também não começou a fabricação em massa dos seus modelos, o que deve acontecer só no terceiro trimestre.

Tais módulos devem, portanto, chegar ainda este ano ao mercado e serão já compatíveis com processadores Intel Alder Lake, da 12ª geração, também com lançamento esperado para o final do ano.

Fonte: VideoCardz