Publicidade

Linha AMD Radeon RX 6X50 XT tem imagens e suposta data de estreia vazadas

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Abril de 2022 às 11h20

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD pode lançar as aguardadas placas Radeon RX 6X50 XT em meados de maio, como indicam fontes do site VideoCardz. As soluções, versões revisadas dos modelos já disponíveis no mercado com memórias mais velozes, prometem um salto modesto de desempenho, e podem ainda ganhar um novo esquema de cores similar ao de edições especiais da marca.

Linha RX 6X50 XT estreia em maio em novas cores

O material obtido pelo VideoCardz mostra que as novas RX 6X50XT devem manter a aparência inspirada em carros de corrida presente nos modelos de referência da família RX 6000, mas agora com um novo esquema de cores — sai o vermelho e prata para dar lugar ao preto, com detalhes mais singelos em prata. Essa é a mesma aparência adotada pela empresa na edição especial Midnight Black da RX 6800 XT, lançada em abril de 2021.

Continua após a publicidade

O mais interessante é que, ao contrário do que se pensava, todos os modelos, incluindo as intermediárias RX 6650 XT e RX 6750 XT, contarão com o design repaginado. Outro destaque é o cooler completamente novo, com ventoinhas duplas, equipado na 6650 XT. O modelo de referência da 6600 XT era mais modesto, empregando apenas um ventilador, o que pode sugerir que outras mudanças, como maiores clocks e consumo, podem estar presentes.

Ainda de acordo com as informações, as novas RX 6X50 XT estreariam em 10 de maio, 20 dias após o prazo especulado anteriormente de 20 de abril, mas não se sabe exatamente o motivo por trás da decisão. É possível especular que a mudança esteja relacionada com o fato de que a RX 6400, nova solução básica vista à venda nesta semana, será oficializada junto aos modelos revisados, mas nada foi confirmado.

Placas revisadas trazem memórias mais velozes

Continua após a publicidade

Segundo os rumores, as novas Radeon RX 6X50 XT devem manter todas as especificações da família RX 6000 tradicional, com exceção da memória, que teria a velocidade aumentada de 16 Gbps para 18 Gbps. Como consequência, a largura de banda das placas seria turbinada de maneira significativa, o que pode trazer benefícios para jogos e outras tarefas mais sensíveis às memórias.

Com interface de 256-bit, a entusiasta RX 6950 XT aumentaria as taxas de transferência de 512 GB/s para 576 GB/s, enquanto a intermediária RX 6750 XT, que opera em interface de 192-bit, veria um aumento de 384 GB/s para 432 GB/s. Por fim, a RX 6650 XT entregaria largura de banda de 288 GB/s, frente aos 256 GB/s da 6600 XT.

Vale destacar ainda que todas as GPUs são auxiliadas pelo Infinity Cache, levando as taxas a um patamar ainda mais elevado. Ainda não se sabe os preços a serem cobrados pelas novidades, mas um aumento nos valores sugeridos para os modelos padrão é esperado.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz