Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kirin 990, da Huawei, deve vir com modem 5G desenvolvido pela ARM

Por| 26 de Agosto de 2019 às 12h13

Link copiado!

Kirin 990, da Huawei, deve vir com modem 5G desenvolvido pela ARM
Kirin 990, da Huawei, deve vir com modem 5G desenvolvido pela ARM

Apesar das inúmeras promessas de lançamentos e de que o trabalho não para nem mesmo diante da sua guerra comercial com o governo dos Estados Unidos, a Huawei vem perdendo certos acessos no mercado global. Um dos casos mais notáveis é o fim das relações com a fabricante de processadores móveis ARM, que, apesar de britânica, utiliza componentes advindos de empresas americanas.

Bem, o próximo processador da Huawei para smartphones, o Kirin 990, não parece se incomodar muito com esse “término de relacionamento”. Anunciado recentemente pela Huawei via teaser, o novo componente teoricamente resguarda uma vantagem que nem mesmo o seu principal concorrente — a linha Snapdragon, da Qualcomm — pode contar: núcleos da linha Cortex (da ARM) embutidos.

Explicando: a ordem executiva assinada pelo presidente americano Donald Trump efetivamente impede que empresas americanas e suas parceiras façam negócios com a Huawei. Tal fato ocorreu em 16 de maio de 2019. Antes disso, as relações entre a ARM e a Huawei eram amistosas e os negócios eram executados em parceria de ambas, sem dificuldade. Nessa mesma época, a Huawei obteve a licença de uso de núcleos componentes de processadores móveis da empresa britânica, e só então o famigerado ban da chinesa foi implementado.

Continua após a publicidade

A grosso modo, isso significa que o Kirin 990 pode sim contar com o núcleo de processamento Cortex-A77 e a GPU Mali-G77, ambos pertencentes à ARM. Mais além, uma unidade de processamento neural (NPU) da britânica também pode ser empregada pela Huawei na execução de tarefas relacionadas à inteligência artificial em seus dispositivos futuros, como o dobrável Huawei Mate X, que terá o Kirin 990 em sua composição.

O que falta saber é se o Kirin 990 contará com o sistema dual band para conexões 5G: tanto a China como os EUA comumente utilizam redes mmWave 5G de alta frequência, então é seguro dizer que a Huawei irá preferir esse padrão. Entretanto, vários outros países do mundo se valem do padrão 5G abaixo da linha de 6 GHz. A diferença entre ambos reside na capacidade e abrangência: o padrão abaixo de 6 GHz pode oferecer mais estabilidade e velocidade, porém tem alcance curto e não penetra em superfícies sólidas (paredes e janelas de vidro, por exemplo). Já o comum 5G de alta frequência é o que chega mais longe e majoritariamente ignora obstáculos, porém traz velocidade menor e pode cair com mais frequência.

O Kirin 990 deve ser mostrado oficialmente pela Huawei em 6 de setembro, durante conferência da empresa a ser realizada na IFA, em Berlim, Alemanha.

Fonte: Phone Arena