Ironia: deepfake do CEO da NVIDIA aplica golpe de criptomoedas em live falsa
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Dizem que "o golpe está aí, cai quem quer". A mais recente GPU Technology Conference (GTC) da NVIDIA foi marcada por um incidente um tanto inusitado: enquanto o CEO real da empresa, Jensen Huang, discursava sobre data centers e IA, uma live falsa recriou uma versão falsa do executivo, usando deepfake, e atraiu uma audiência muito maior para aplicar um golpe de criptomoedas.
- 
9 placas de vídeo icônicas da NVIDIA
 
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
A transmissão falsa, feita por um canal no YouTube chamado "NVIDIA LIVE", começou logo após o evento oficial da empresa. Usando o que parece ser tecnologia de IA generativa para simular a imagem e a voz de Huang, o deepfake anunciava um "evento especial de adoção em massa de criptomoedas".
Jensen Huang pedindo doação de criptomoedas?
A live até mesmo exibia um QR code na tela, incentivando os espectadores a enviarem criptomoedas para uma carteira, com a promessa de que o valor seria convertido em Bitcoin e devolvido com lucro — um golpe clássico. E o "Huang do Paraguai" até disse que um dos objetivos era "acelerar o progresso da humanidade".
O mais alarmante foi a audiência: no seu pico, a transmissão falsa chegou a ter quase 100 mil espectadores simultâneos, um número muito superior aos 20 mil que assistiam à apresentação oficial da NVIDIA no mesmo momento. A live falsa conseguiu ficar em posições de destaque nos resultados de busca do YouTube, superando o evento verdadeiro.
A ironia é que a GTC deste ano não teve grandes novidades para o público gamer, sendo totalmente focada em IA e data centers, exatamente as tecnologias da NVIDIA que possibilitam a criação de deepfakes como o usado no golpe. Embora a live falsa já tenha sido removida, não está claro quantos dos 100 mil espectadores eram bots ou pessoas reais, nem quantos caíram no golpe.
Como o caso envolveu uma das empresas mais importantes e valiosas do mundo, pode ser que o sinal de alerta nesse sentido tenha acendido e o mundo ficará mais atento a esse tipo de situação agora, esperamos.
Veja mais do CTUP: