Publicidade

Intel vai usar 3D V-Cache de uma "forma diferente" da AMD

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Após anunciar os processadores Core Ultra, de codinome Meteor Lake, com um sistema de empacotamento via chiplets, o próximo grande passo da Intel deve ser uma tecnologia para concorrer com o 3D V-Cache da AMD. No entanto, o recurso terá uma "abordagem diferente".

A informação foi confirmada pelo próprio CEO da companhia, Pat Gelsinger, em uma sessão de perguntas e respostas no evento Intel Innovation 2023. Quando o executivo foi questionado se a Intel usaria o 3D V-Cache, ele foi enfático ao comentar que estava fazendo isso de uma forma diferente.

"Quando você se refere ao V-Cache aqui, você está falando sobre uma tecnologia muito específica que a TSMC faz com algumas de suas fabricantes [AMD]. Óbviamente, estamos fazendo isso de uma maneira diferente, certo?", comentou o CEO.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gelsinger complementou sua fala ao dizer que no planejamento da empresa há essa ideia de silício em 3D e empacotamento do die com os núcleos, mas que, para os Meteor Lake, não haverá esse aumento de memória cache.

Empilhamento de cache pode ter o die por cima

A ideia da Intel parece ser justamente fazer o contrário. Enquanto a AMD cria uma camada adicional do nível L3 da memória cache acima do die, os planos do time azul dão a entender que o cache estará abaixo e o die "principal" estará acima.

O 3D V-Cache é uma tecnologia introduzida pela AMD para aumentar o cache L3. Certos processadores da empresa, como o Ryzen 9 7950X3D, chegam a ter 128 MB de cache e são reconhecidos como algumas das melhores CPUs destinadas para jogos.

Embora as palavras de Pat Gelsinger forneçam bons indicativos para o futuro, ainda não há informações detalhadas de como e quando a Intel implementaria essa solução em seus processadores. A julgar pelos anúncios recentes, os usuários vão precisar esperar alguns anos até uma revelação oficial como essa.

Fonte: Tom's Hardware