Publicidade

Intel revela seu primeiro chip voltado para inteligência artificial

Por| 17 de Outubro de 2017 às 18h46

Link copiado!

Intel revela seu primeiro chip voltado para inteligência artificial
Intel revela seu primeiro chip voltado para inteligência artificial
Tudo sobre Intel

Com previsão para chegar ao mercado ainda em 2017, a Intel acaba de anunciar o NNP (Nervana Neural Network Processor), seu primeiro chip dedicado à inteligência artificial. Com o processador, a Intel pretende oferecer a tecnologia necessária para que outras empresas desenvolvam uma nova classe de aplicações com IA.

A Intel prevê que o NNP poderá revolucionar pelo menos quatro áreas, como saúde, mídias sociais, indústria automotiva e clima. No setor da saúde, o novo chip poderá usar a IA para diagnosticar doenças em estágio inicial com mais precisão, auxiliando em pesquisas contra males como o câncer ou Parkinson, por exemplo.

Já nas mídias sociais, o novo processador pode oferecer experiências mais personalizadas, além de segmentar anúncios com mais eficácia, enquanto na indústria automotiva, o chip pode cumprir papel auxiliar no desenvolvimento de carros autônomos.

Ainda, o NNP é capaz de ampliar a capacidade de meteorologistas preverem as mudanças climáticas, graças à sua enorme capacidade de processamento de dados. Sendo assim, o chip pode ajudar a prever coisas como a velocidade do vento, a temperatura da água e outras informações que influenciam no trajeto de um furacão, por exemplo.

Continua após a publicidade

E esse primeiro processador voltado para o processamento de IA é somente o primeiro de toda uma nova família. Segundo a Intel, as próximas gerações do chip aumentarão gradativamente sua capacidade, sendo que sua performance deverá crescer 100 vezes até o ano de 2020.

Fonte: The Verge