Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel deve terceirizar a fabricação do chip Core i3 de 5 nm para a TSMC

Por| 22 de Janeiro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Twitter/ WalkingCat
Reprodução/Twitter/ WalkingCat
Tudo sobre Intel

A Intel pode deixar na mão da TSMC a produção de seus chips Core i3 de 5 nm. A informação vem da empresa de análise de mercado TrendForce, que garante ter conversado com pessoas próximas ao projeto.

Segundo a analista, a Intel planeja o início da fabricação desses componentes somente na segunda metade de 2022, depois que a TSMC tiver fabricados os atuais processadores intermediários e topo de linha, o que aliviaria suas linhas de montagem para os componentes da Intel.

O que se sabe é que a gigante dos chips enfrenta dificuldades nos últimos anos em fabricar processadores de 10 nm e 7 nm, motivo pelo qual poderia entregar para a TSMC a fabricação dos modelos ainda menores.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Intel não tirou do papel nem mesmo os processadores de 7 nm, sendo que o cronograma é de que isso aconteça ainda no final de 2021. Ou seja, haveria espaço no segundo semestre de 2022 para o lançamento de componentes em 5 nm.

Parceria

Em julho do ano passado, as duas companhias iniciaram uma parceria em que a Intel entregou parte da produção de seus chips para a TSMC. O objetivo seria desafogar a produção de componentes, setor que enfrenta problemas com demanda há tempos. O cenário ficou ainda mais apertado por conta das dificuldades da pandemia de COVID-19.

Em reunião para investidores no ano passado, a Intel já previa que a fabricação pudesse voltar volte aos padrões normais e sem atrasos somente por volta de 2023.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a AMD continua a figurar sozinha no mercado com chips de 7 nm desde 2019, tanto para CPUs quanto para GPUs. Além disso, a fabricante promete lançar processadores com litografia de 5 nm — arquitetura Zen 4 "Genoa" — em 2022.

Apesar da informação da parceira, nem Intel nem TSMC confirmam o cronograma revelado pela TrendForce.

Fonte: TrendForce