Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel deve lançar trio de processadores Tiger Lake para notebooks, aponta rumor

Por| 15 de Fevereiro de 2021 às 13h45

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Esquentar a briga no setor de PCs, principalmente notebooks, parece ser o objetivo da Intel com sua nova família de processadores de oito núcleos. De acordo com um vazamento recente, a fabricante estaria preparando nada menos do que três CPU de alta performance da série Tiger Lake, como forma de encarar a AMD no setor mobile ao longo do segundo semestre de 2021.

A lista publicada pelo insider Momomo_us, que tem um histórico de divulgar informações antecipadas sobre chips da Intel, fala nos modelos i9-11900H e i9-11980HK, ambos com oito núcleos e, no segundo caso, com desbloqueio para os praticantes do overclocking. Além disso, completando o trio de alta performance, estaria o i7-11800H.

Outras informações ainda não confirmadas indicam que os chips podem atingir velocidades de até 5 GHz em mais de um núcleo, e não apenas em um deles, o que deve trazer novas possibilidades, principalmente, quando se fala no modelo focado em overclocking. Ficam a ver, ainda, questões relacionadas ao gerenciamento energético e de temperatura, mas a ideia de que a fabricante possui um modelo voltado para a prática faz esperar que tais elementos estão bem cobertos.

Continua após a publicidade

A família Tiger Lake para 2021 seria completada ainda com um modelo mais focado no segmento intermediário, o i5-11400H. Este, entretanto, seria um chip de seis núcleos — uma melhoria em relação às propostas atuais da linha Tiger Lake, claro, mas também com foco em aparelhos mais corporativos ou de uso pessoal, enquanto as armas maiores, como não poderia deixar de ser, atenderiam o público gamer, profissionais do design e outros que necessitam de alta performance, ainda que em um notebook.

Os modelos são novidade, mas a ideia de lançar CPUs com oito núcleos, não. Desde setembro do ano passado, a Intel vem alardeando o fato de que sua nova família Tiger Lake de processadores teria modelos dessa categoria, com lançamento previsto a partir de junho deste ano e ampliando a guerra com a AMD no segundo semestre de 2021. As expectativas, agora, são de um anúncio na Computex, feira de tecnologia e hardware que começa no dia 1º de junho em Taiwan.

A continuidade da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), claro, pode modificar os planos, mas a Intel parece confiante no cumprimento de seus planos para 2021 — o tempo urge, claro, com a competição se tornando cada vez mais acirrada com sua principal rival. Como sempre, quando se trata de rumores, não existem comentários da marca sobre o assunto e, por enquanto, a linha 2021 de processadores da empresa permanece oficialmente desconhecida.

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar