Publicidade

Intel dá 2 anos a mais de garantia para CPUs de 13ª e 14ª geração

Por  | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Intel

A Intel anunciou nesta sexta-feira (02) que vai dar 2 anos a mais de garantia para seus processadores de 13ª e 14ª geração, estendendo a cobertura padrão dos modelos principais de 3 para 5 anos e das edições limitadas de 1 para 3 anos.

O anúncio vem como resposta da companhia aos crescentes relatos de instabilidade e travamentos que estão afetando CPUs topo de linha e intermediárias das famílias Raptor Lake e Raptor Lake Refresh. Com a medida, a companhia pretende acalmar os consumidores e amenizar preocupações sobre potenciais danos a longo prazo nos chips afetados.

Na última semana, o Time Azul identificou o motivo de tantos problemas: voltagem excessiva causada por um microcódigo mal programado, que leva a travamentos e surgimento da famigerada Tela Azul da Morte (BSOD) especialmente durante gameplays e execução de tarefas mais pesadas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O plano da empresa é lançar uma atualização na segunda quinzena de agosto para prevenir que CPUs que ainda não apresentaram o problema não sejam afetadas por ele. Isso significa que o update não vai resolver o problema de processadores já defeituosos — nesse caso, a orientação é para que os usuários acionem o RMA da Intel e deem início ao processo de troca do componente.

Caso tenha adquirido um computador pré-montado com processador de 13ª e 14ª geração e ele esteja apresentando instabilidade, a Intel aconselha o usuário a contatar diretamente a fabricante do PC para a realização da troca.