Publicidade

Intel começa a produzir CPUs Lunar Lake com 3nm da TSMC

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Intel

Após anunciar oficialmente a chegada dos processadores Lunar Lake para os próximos meses, nesta semana a Intel deu início à fase de produção em massa dessas CPUs. O time azul firmou um forte acordo com a TSMC para essa produção, que majoritariamente é feita por meio da litografia de 3 nanômetros da taiwanesa.

Considerados mais uma inovação em termos de engenharia para a Intel, as CPUs Lunar Lake têm construção em formato de tiles através do empilhamento vertical de camadas, assim como ocorreu nos Meteor Lake da geração passada. Um dos grandes diferenciais é a memória RAM on-package, embutida no chip em formato LPDDR5X, dispensando sua inclusão na placa-mãe.

Outra importante mudança dos Lunar Lake são os núcleos, que agora passam a ser do tipo Lion Cove para performance e Skymont para eficiência. Vale lembrar que por ser uma construção em tiles, nem todas essas camadas têm a mesma litografia, como o base tile, fabricado em um processo maior. Isso dá mais flexibilidade na montagem de chips e pode baratear o preço dos SKUs.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A litografia de 3 nm também será usada nos processadores de desktop Arrow Lake no fim de 2024. Mesmo com poucos detalhes acerca desses modelos, a vindoura geração estreará um novo soquete, iGPUs Arc Alchemist atualizadas e a primeira NPU em uma CPU para computadores de mesa.

Os primeiros notebooks com processador Lunar Lake serão lançados a partir do terceiro trimestre deste ano.

Fonte: DigiTimes