Intel apresenta processador de 8 núcleos e 528 threads
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |

A Intel apresentou um novo processador com 8 núcleos e 528 threads, que visa otimizar recursos de sistemas de análise de dados. Naturalmente, não se trata de um CPU x86 para o mercado doméstico, mas um processador de arquitetura RISC (Conjunto de Instruções Reduzidas), litografia de 7nm, com 66 threads por núcleo físico.
O protótipo foi desenvolvido para a parceria da Intel com o DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). Com foco em processamento avançado de dados hiperdispersos de alta complexidade, o processador visa otimizar cargas de trabalho intensas com alto paralelismo.
Para que serve?
O programa DARPA HIVE analisa relações complexas de tanto dentro, quanto entre diferentes fontes de dados. Pensando em um programa de defesa, em termos simples, o processamento em questão poderia, teoricamente, calcular como um evento doméstico (micro) poderia desencadear um efeito dominó de impactos globais (macro).
Até então, os sistemas utilizados pelo programa de defesa estadunidense realizam análise de dados e gráficos em escala de petabytes (1000 terabytes). Contudo, alguns recursos do hardware são subutilizados nesses processos com a tecnologia atual, principalmente o cache.
Isso resulta em um gargalo do número de instruções por controlador e por operações de memória. Com a nova estrutura de 66 threads por núcleo físico, e até 32 registros por thread, o volume de instruções processadas em paralelo aumenta consideravelmente. Dessa forma, o desempenho por thread é até oito vezes maior, em um projeto térmico de apenas 75W.
Vale lembrar que o processador se trata de um protótipo voltado para aplicações muito específicas de análise de dados. Ainda assim, 528 é um número bastante impressionante para contagem de threads, e isso dá um vislumbre do que eventuais processadores ARM (também de instruções reduzidas) conseguirão atingir no futuro.
Fonte: Intel via Serve The Home