Intel anuncia XeSS 2 com gerador de quadros e baixa latência em jogos
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |
A Intel se antecipou na disputa no mercado de placas de vídeo e anunciou sua nova geração Arc Battlemage nesta semana. Com as novas GPUs, o Time Azul lançou também a nova versão da sua técnica de redimensionamento de imagem, o XeSS 2, trazendo melhorias para jogos e um gerador de quadros próprio.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 5 motivos para comprar notebooks com selo Intel Evo
- Review Intel Core i5 13600K | O chip intermediário completo
A novidade estreia parar brigar com o NVIDIA DLSS 3 e, principalmente, o AMD FSR 3. O grande diferencial é que, assim como a NVIDIA faz, a tecnologia da Intel de geração de quadros extras também é proprietária e será exclusiva das GPUs Arc Alchemist e Battlemage, porque faz uso dos núcleos XMX.
Considerando todos os avanços, que incluem ainda as melhorias da tecnologia Xe Super Resolution (upscaling), o XeSS 2 consegue entregar até 3,9x mais performance (em FPS) no jogo F1 24 com o upscaler no modo ultra performance em relação ao game rodando nativamente em 1440p com a nova Arc B580.
Como a nova versão da tecnologia da Intel é exclusiva para suas GPUs Arc, um comparativo com as rivais da AMD e NVIDIA não foi apresentado, já que não é possível conseguir resultados com as diferentes GPUs.
Latência menor em jogos
Outra novidade é o XeLL (Xe Low Latency), responsável por reduzir a latência dos comandos em jogos, como a AMD faz com o Anti-Lag e a NVIDIA com o Reflex. Segundo a Intel, é possível conseguir melhorias de até 45% na performance na latência em F1 24 em 1440p e preset gráfico no ultra.
Além da implementação pelos desenvolvedores, será possível ativar o recurso via driver, assim como a AMD faz com o Radeon Boost.
O Intel XeSS 2 fará sua estreia com 10 jogos, incluindo Assassin's Creed Shadows que chega em fevereiro de 2025. Os jogos compatíveis inicialmente são:
- Assassin's Creed: Shadows;
- Harry Potter Quidditch: Champions;
- Robocop: Rogue City;
- Like A Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii;
- Dying Light 2: Stay Human;
- F1 24;
- Ascendant;
- Marvel Rivals;
- Killing Floor III;
- Citadels.
Em geral, o Intel XeSS está presente em mais de 150 jogos atualmente, entregando resultados cada vez melhores e superando até mesmo o AMD FSR em alguns cenários específicos.
Veja mais do CTUP: